sábado, 7 de dezembro de 2013

Vital Nolasco: "Mandela esbanjava felicidade"


Em entrevista à Rádio Vermelho, na tarde desta sexta-feira (6), o secretário de Finanças do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lembrou a visita que Nelson Mandela, líder da África do Sul falecido nesta quinta-feira (5), fez ao brasil em 1991, quando foi recebido por parlamentares do partido e recebeu o título de cidadão paulistano, honraria sugerida na época por Nolasco, então vereador do partido no município. 

Da redação, com agências


Uma das histórias mais marcantes da visita de Mandela ao Brasil ocorreu durante sua estadia em São Paulo, quando participou de uma sessão ordinária no plenário maior do Palácio 9 de Julho, em 2 de agosto de 1991.

A assembleia estadual atraiu grande público nas galerias: eram representantes de dezenas de entidades negras, populares e sindicais de todas as regiões do Brasil. 

Entre os parlamentares presentes naquela sessão presidida por Carlos Apolinário, estavam Teodosina Ribeiro – primeira mulher negra a exercer o mandato de deputada estadual –, Luiza Erundina, a prefeita de São Paulo na época, e destacaram-se o então deputado Jamil Murad, autor do projeto que criou o SOS Racismo da Assembleia, e o vereador paulistano Vital Nolasco, autor do projeto que concedeu o título de Cidadão Paulistano a Nelson Mandela, ambos do PCdoB.

"Enquanto Mandela esteve encarcerado, fizemos um ato em São Paulo para apoiar sua libertação. Personalidades como João do Vale, Beth Carvalho e Martinho da Vila participaram daquela manifestação, que foi a nossa maneira de prestar solidariedade ao povo africano. Tempos depois, quando soube que ele viria para o Brasil, resolvi lhe prestar a singela homenagem. O grande estadista Mandela demonstrou-se extremamente simples, mas com grande convicção de suas ideias. Além disso, o homem esbanjava felicidade", recorda Nolasco, hoje secretário de finanças do PCdoB.

Ouça na Rádio Vermelho entrevista com Vital Nolasco:


Nenhum comentário: