domingo, 29 de dezembro de 2013

Educação ainda gera críticas. A coisa em Campos dos Goytacazes ta feia!

Não existe educação de qualidade sem democracia, sem autonomia, sem respeito, sem condições de trabalho, sem atuações multidisciplinares, sem planejamento. Estas são algumas das premissas para se construir uma educação de qualidade e transformadora. Para isso, não é o caso de Campos dos Goytacazes, é necessário que os agentes políticos estejam comprometidos com a transformação social e colocar nosso povo em um patamar de vanguarda politica, social e econômica.

Reportagem fmanha .com.br

Enquanto a oposição aponta pontos que poderiam melhorar na educação de Campos, o poder público municipal fala de obras de melhorias e avanços na área. Além der ter ficado em último lugar no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ensino da rede municipal foi alvo de várias queixas ao longo deste ano e rendeu inúmeros debates na Câmara.
O vereador Rafael Diniz (PPS) destacou que a educação poderia estar melhor diante dos recursos do município que são destinados para a área.
— Com o orçamento que temos, é inaceitável ocuparmos o último lugar no Ideb. Outro ponto é a pouca valorização daquele que realmente tem condições de melhorar nossa educação que é o profissional da educação. Sem falar que esse governo tem o costume de dizer que faz obras de creches e escolas modelos. Ocorre que de nada adiantam as obras, não havendo melhorias reais nas escolas que já existem e não funcionam em imóveis alugados — disse.
Já Marcão Gomes (PT) ainda espera cumprimento do mandado de segurança para obter informações referentes a compras de materiais didáticos feitas pela Prefeitura, sendo que o mesmo material é fornecido gratuitamente pelo governo federal. Ele também falou sobre outras questões: “Estive em contato com o desembargador e ele mandou um oficial de justiça notificar a prefeita Rosinha pessoalmente, mas como o fórum entrou em recesso não sei se ela foi notificada. Outra questão que está em debate é a caixa preta do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). São quase R$ 170 milhões destinados a ele e não vemos para onde vai. Municípios com menos recursos que Campos conseguem pagar até o 15º salário, mas aqui não, mesmo com esse valor do Fundeb”, ressaltou.
Em nota enviada pela secretaria de Comunicação, a Prefeitura afirma que deu ênfase às reformas e construções de unidades de ensino, implantação do Plano de Cargos e Salários, Gratificação para o Desenvolvimento da Educação Básica (GDEB), com base no percentual correspondente ao aumento do Ideb, além de ter concedido benefícios como 10% de regência e 100% do RET.
Na tv, denúncia de creches e escolas lotadas
No dia 16 de dezembro deste ano, a InterTV veiculou reportagem com denúncias de creches e escolas em estado precário, onde crianças dormiam de forma improvisada no chão e dividiam espaços lotados. No vídeo, uma professora da Creche Escola Santos Dumont, que funciona em um imóvel alugado e as crianças comem na garagem, chegou a afirmar que não existe nem ca-ma para os alunos. Já na Escola Municipal Carlos Bruno, em Ribeiro do Amaro, de acordo com a denúncia, as aulas são dadas no refeitório ao lado da cozinha. Parentes de alunos demonstraram preocupação.
Em resposta à reportagem, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, afirmou que as casas alugadas foram herdadas de gestões anteriores mas que, nos últimos anos, a Prefeitura tem intensificado os investimentos para reverter o quadro. Sobre as reformas, a Prefeitura informou que “ao todo, 17 novas unidades já foram construídas, sendo 12 creches e cinco escolas, e cerca de 200 foram reformadas. Mais 14 unidades estão em obras, sendo 11 creches”. A Prefeitura informou, ainda, que Marinéa esteve com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, junto com o deputado federal Anthony Matheus, onde teria sido conseguida verba para construção de mais 17 creches.
Mário Sérgio JúniorFotos: Silésio Correa

Nenhum comentário: