quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Exército apoia vítimas das chuvas no Espírito Santo, comboio passa por Campos

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Exército está desde ontem (25) apoiando os trabalhos da Defesa Civil do estado do Espírito Santo no auxílio às vítimas das chuvas que atingiram o estado ao longo dos últimos dias, causando a morte de 27 pessoas e deixando mais de 48 mil desabrigados ou desalojados. 
Segundo informações dadas pelo Exército à Agência Brasil, o socorro às vítimas está sendo prestado nas áreas alagadas da Grande Vitória e em cidades do interior. Os engenheiros do Exército estarão, ainda, trabalhando na construção de uma ponte a partir de estrutura metálica na Rodovia ES-080, entre as cidades de Vila Velha e Pancas.
Foram deslocados para a região, até o momento, 273 militares, 43 dos quais lotados no 38º Batalhão de Infantaria, sediado em Vila Velha, no próprio estado; e 230 militares deslocados de unidades militares instaladas no Rio de Janeiro.
Estão sendo utilizadas no socorro às vítimas 56 viaturas de diversos tipos, das quais 13 serão empregadas na montagem da ponte metálica que deverá chegar ao estado na próxima segunda-feira e que para normalizar o fluxo de veículos entre as cidades de Vila Velha. Há ainda um helicóptero modelo Pantera, botes e barracas de campanha
Há militares nas cidades de Vila Velha, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Baixo Guandu, Linhares, Colatina e Fundão – afetadas pelas fortes chuvas. Informações do próprio governo do Espírito Santo indicam que o canal de umidade que atua no estado perdeu força, permitindo a abertura de sol e rápido aumento da temperatura nesta quinta-feira (26). “No sudeste do estado ainda há possibilidade de chuva fraca a partir do fim da tarde, podendo acontecer o mesmo nas demais regiões capixabas”.
Já nesta sexta-feira (27), um sistema de alta pressão começa a ganhar força sobre o estado. “Com isso, o sol predomina em todas as regiões, e só há expectativa de chuva, entre a tarde e a noite, nas regiões serrana e sul (exceto litoral).”
Edição: José Romildo
Além desses militares, outros grupos já foram enviados para o estado para apoio. Setenta e dois homens da Força Nacional chegaram no domingo (22), vindos de vários estados do Brasil com formação especializada. Desses, 50 foram encaminhados para Linhares, Nova Venécia e Santa Leopoldina, e os demais permaneceram na Grande Vitória. Vinte bombeiros do Rio embarcaram na manhã desta quarta-feira (25) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão. Eles fazem parte do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e são especialistas em salvamento em desastres.
Fotos: Rodrigo Silveira fmanha.com.br

Nenhum comentário: