quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Algo de muito podre em Campos dos Goytacazes: Ambulâncias são provisórias




A Nova Master Soluções Inteligentes em Transportes entregou no último sábado as 10 primeiras ambulâncias do contrato de locação com a Prefeitura de Campos, ao valor de R$ 2 milhões mensais. Em entrevista de rádio, uma semana antes, a prefeita Rosinha Matheus (PR) afirmou que recebeu a informação que a empresa não teria os veículos e, por sua vez, teria que entregar 10 até sexta-feira, dia 13. Porém, a medida foi paliativa, para atender solicitação do governo: esses veículos são em caráter provisório, até que outros,0 Km, sejam enviados. Enquanto a Nova Master se esforça para atender à Prefeitura, a GAP Comércio e Serviços Especiais está acionando judicialmente o governo municipal para ter de volta 82 ambulâncias, retidas pela Prefeitura após o rompimento do contrato com a empresa. Em nota, a secretaria de Saúde informou que o prazo para entrega dos veículos é de 30 dias, a partir do último dia 10. Sobre a GAP, garantiu que devolve, mas só após as novas ambulâncias chegarem.
Os veículos entregues sábado são, além de apenas 10, usados. Os0 Kmsó dentro do prazo contratual. No sábado, dia7, aprefeita Rosinha afirmou ter recebido a informação que a Nova Master não teria os veículos, mas que se comprometeu a entregar as 10  primeiras até dia 13. Se não o fizesse, Rosinha disse que promoveria nova licitação.
A Nova Master não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas, em São Paulo, um funcionário que se identificou como Marcelo garantiu que a Nova Master costuma honrar seus compromissos. A equipe da Folha da Manhã procurou os veículos da Nova Master para fotografar, mas a informação é que eles estavam sendo adesivados.
Resposta oficial Apesar de questionada sobre o fato de os veículos serem provisórios, a Prefeitura não comentou, mas emitiu nota, informando: “O contrato com a empresa foi firmado no dia 10 e quatro dias após, ela enviou 10 ambulâncias. A empresa tem 30 dias para cumprir o que foi assinado”. A nota também falou sobre a GAP: “Quanto à GAP, a Prefeitura de Campos não recebeu nenhum tipo de notificação judicial. À medida em que o município receber as novas ambulâncias, as da GAP serão devolvidas, tudo isso para evitar a descontinuidade dos serviços”, concluiu.
Debates sobre veículos na Câmara
A polêmica em torno das ambulâncias alugadas pela Prefeitura de Campos voltou aos debates da Câmara Municipal. Ontem, o vereador Marcão (PT) levou ao plenário várias denúncias envolvendo o novo contrato de locação. De acordo com o petista, vários pontos do edital de licitação não estão sendo cumpridos, como, por exemplo, a colocação em serviço de veículos0 Km. Outro ponto seria que a empresa vencedora não poderia ter títulos protestados e a Nova Master, segundo as denúncias recebidas por Marcão, teria 173. Ainda no edital de licitação consta item contrário à sub-locação de veículos pela empresa vencedora: “Volto a dizer que o fantasma da GAP está assombrando essas licitações”.
Líder do governo, Paulo Hirano (PR) disse que todo processo foi acompanhado pela oposição e que, se forem comprovadas irregularidades, a prefeita vai rescindir o contrato. E acrescentou que o Tribunal de Contas também acompanha todos os procedimentos do governo.
“Veículos retidos irregularmente”
Antecessora da Nova Master, a GAP Comércio e Serviços Especiais confirmou que vai acionar judicialmente a Prefeitura de Campos para recuperar os veículos que, segundo a empresa, estão retidos irregularmente.
Em nota, a GAP explicou: “A GAP Comércio e Serviços Especiais informa que protocolou na última segunda (16/12) um processo administrativo contra a prefeitura de Campos dos Goytacazes para recuperar todas as 82 ambulâncias, retidas irregularmente na garagem municipal. A GAP não vê a necessidade da permanência dos veículos, visto que a prefeitura já contratou uma nova empresa para o fornecimento das ambulâncias”.
A empresa disse ainda que, diante das denúncias de “falta de conservação, sucateamento, depredação e furtos de peças dos veículos”, já protocolou, nos dias 15 de outubro (nº 2013.115.0078.65-1) e 21 de outubro (nº 2013.115. 0079.06-1), “pedidos de solicitação de resposta por parte da prefeita, sem haver nenhum retorno. Retidas ilegalmente desde 7/06/2013, representantes da GAP já estiveram diversas vezes no local para verificar o estado de conservação da frota, mas não obtiveram autorização do secretário municipal de administração, Fábio Ribeiro. A GAP Comércio e Serviços Especiais reitera que não possui qualquer tipo de pendência judicial, e sempre cumpriu integralmente suas obrigações contratuais, sem causar prejuízo à população”, conclui a nota.
Suzy MonteiroFoto: Valmir Oliveira

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