quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rosinha lança projeto, mas evita comentar denúncias na Educação

Um dia após a divulgação da denúncia de falta de estrutura nas escolas da rede municipal de ensino em Campos, a prefeita Rosinha (PR) e a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Campos, Marinéa Abude, optaram pelo silêncio. Na edição desta quarta-feira, a Folha da Manhãdivulgou, com base em matéria veiculada pela InterTV Planície, que cerca de 50% das unidades escolares do município funcionam em imóveis alugados, além de outros problemas. Pela manhã, a prefeita lançou o projeto Lousa Interativa, equipamento que está sendo adquirido pela Prefeitura e implantado em algumas unidades para o ano letivo de 2014. A demonstração foi realizada por instrutores da empresa contratada, na Escola Municipal Walter Siqueira, no Parque Julião Nogueira, às 9h. Na chegada à escola, a prefeita Rosinha se esquivou da equipe da Folha e entrou numa sala apenas com a secretária e funcionários da empresa contratada. Numa espécie de blindagem da prefeita, a assessoria sugeriu a retirada da reportagem da unidade escolar.

Também ontem, equipe da Folha esteve na creche Wilson Amaro de Freitas, no Novo Jóquei, e na escola municipal Augusto Machado Viana, no bairro Codin, e constatou que ambas também funcionam em casas alugadas, que não oferecem estrutura adequada aos alunos. A denúncia também foi veiculada, no mesmo dia, em matéria da InterTV, que produziu, em três semanas, material com base em relatos do sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), do Movimento Educadores de Campos em Luta, alunos e pais de alunos, sobre a falta de estrutura nas unidades. Algumas crianças que estavam na frente da unidade do bairro Codin afirmaram que meninos e meninas utilizariam o mesmo banheiro, num pequeno cômodo que funciona como secretaria. Além disso, as salas de aula não têm janela. Já na escola creche Wilson Amaro de Freitas, uma moradora afirmou que o local estaria sem nenhuma condição de receber as crianças e que a situação já duraria oito anos.
Mas o secretário de Governo da Prefeitura, Suledil Bernardino, argumenta que, apesar dos serem uma herança de outros governos, a Prefeitura construiu, em seis anos, 12 creches e cinco escolas. Disse ainda que a Prefeitura busca verbas para viabilizar a construção de 16 creches que irão substituir as casas alugadas e que, além disso, 20 escolas devem ser reformadas em 2014. “Construção de creches não foi promessa de campanha, mas o governo Rosinha se compromete a erradicar as unidades que estão funcionando em imóveis alugados até o final do ano que vem. No Novo Jóquei, por exemplo, estamos procurando um terreno que seja legalizado para começar as obras. Para as creches de Donana e Parque Saraiva, estamos aguardando o processo licitatório. Este ano, 200 creches foram reformadas e todas que forem necessárias também serão. Porém, estamos buscando verbas para promover esta melhoria à comunidade”.
Patrícia Barreto
Fotos: Genilson Pessanha

Nenhum comentário: