domingo, 1 de dezembro de 2013

Jogadores de futebol podem fazer greve ainda em 2013


Jogadores do movimento Bom Senso FC e a diretoria do clube pernambucano Náutico chegaram a um acordo na noite de sexta-feira (29) para evitar o que seria a primeira greve da categoria no Brasil. A paralisação não deve acontecer na rodada deste fim de semana, a penúltima do Campeonato Brasileiro, mas uma possível parada ainda este ano não está descartada.


Movimento Bom Senso FC ainda pensa em fazer greve na última rodada do Brasileiro| Foto: AP

O movimento Bom Senso FC, que já conta com a participação de mais de mil jogadores, tem como principal objetivo dos jogadores com o movimento – estabelecer um diálogo com as entidades que comandam o futebol brasileiro – ainda não foi atingido.

Um dos líderes, o zagueiro do Corinthians Paulo André, afirma que o movimento vai continuar com protestos durante os jogos. Eles pedem uma reformulação do calendário - com mais períodos de folga e pré-temporada - e "fair play financeiro" - um conjunto de regras que aumente a responsabilidade na gestão dos clubes.

"Os protestos são uma forma de a gente tentar demonstrar nossa insatisfação com o posicionamento da CBF [Confederação Brasileira de Futebol]", disse Paulo André à BBC Brasil. "Então nas próximas rodadas eles devem aumentar e nós não descartamos uma greve na semana que vem. A gente vai continuar assim até que se esgote o diálogo."

O Náutico, que estava com todos os salários em dia, não conseguiu pagar os direitos de imagem do último mês a todo o time e acabou acertando o valor apenas com parte da equipe.

A atitude desagradou os atletas, que recorreram ao Bom Senso FC para ter o respaldo de todas as equipes da 1ª divisão nacional para uma possível greve no final de semana.

Na quinta (28), o movimento divulgou uma nota oficial de apoio aos jogadores do time pernambucano e deixou clara a ameaça de greve, caso o Náutico não chegasse a um acordo com os atletas sobre o pagamento atrasado até sexta-feira (29).

O problema pontual com os Náutico foi resolvido, mas a possibilidade de greve do Bom Senso ainda não foi descartada.

"Nossa maior dificuldade é essa, no diálogo e na discussão, porque quando a pessoa acredita que você não tem nada a acrescentar ou ela não tem argumentos para falar com você, fica realmente muito complicado você conseguir um produto de maior qualidade", explicou Paulo André.

Com BBC Brasil


Nenhum comentário: