terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Liberdade é pouco". Espetáculo teatral recupera obras censuradas pela ditadura


Entre as mais graves violações aos direitos humanos praticadas pela ditadura civil-militar (1964-1985) está a privação do direito de sonhar e de vivenciar esses sonhos pela arte. Diversas peças teatrais, obras literárias, músicas e outras expressões artísticas foram total ou parcialmente censuradas, num boicote deliberado à livre manifestação, à liberdade de expressão e ao desenvolvimento da cultura.


 
  Espetáculo teatral censurado na ditadura
O espetáculo 'Liberdade é Pouco', que integra o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, busca devolver à sociedade um pouco da imensa riqueza cultural banida desse período ditatorial, a partir de pequenos fragmentos dos espetáculos 'Liberdade, liberdade' e 'Roda viva'. O elenco conta com alguns artistas que vivenciaram a censura e a perseguição política. A ideia do projeto partiu do ator Celso Frateschi.

O espetáculo se inicia nas escadarias do Theatro Municipal e caminha em cortejo musical até o Vale do Anhangabaú. A peça transita por espaços, tempos, depoimentos e narrativas musicais que compõem um pequeno inventário reflexivo sobre um período histórico marcado pela repressão política que resultou em um enorme número de mortos e desaparecidos e que, lamentavelmente, culmina na percepção de uma realidade presente que se repete e se reinventa nos massacres, chacinas e assassinados de jovens que vivem na periferia geográfica e social das cidades.

Serviço:
'Liberdade é pouco'
Onde: Saída dos balcões do Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/n) com cortejo até o Vale do Anhangabaú
Quando: de 11 (quarta) a 13/12 (sexta)
Horário: às 19h


Festival de Direitos Humanos - “Cidadania nas Ruas 2013”De 07 a 15 de dezembro
Entrada gratuita em todos os eventos
Programação completa no site: www.direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Ascom do Evento



Nenhum comentário: