domingo, 13 de outubro de 2013

Snowden recebe prêmio por denúncias de espionagem


O portal WikiLeaks divulgou neste sábado (12) o primeiro vídeo do consultor de informática Edward Snowden desde agosto, quando se refugiou na Rússia, após ter vazado documentos sobre os programas de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA. As imagens divulgadas foram registradas em uma cerimônia dos Associados Sam Adams pela Integridade da Inteligência, quando Snowden recebeu um prêmio.



Espionagem nos EUA

Edward Snowden, ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), foi a fonte das informações secretas vazadas sobre a espionagem das agências federais em telefonia e internet.



Na cerimônia registrada em vídeo, o ex-consultor disse que a falta de transparência do governo norte-americano “é uma tendência que se verifica na relação entre os governantes e governados nos Estados Unidos. É algo cada vez mais conflitante com o que esperamos como um povo livre e democrático. Se não podemos entender as políticas e programas do nosso governo, não podemos dar o nosso consentimento para a sua regulação”.

Snowden fez essa e outras declarações em uma reunião com o antigo analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, Ray McGovern, o ex-executivo da NSA, Thomas Andrews Drake, o ex-agente do Birô Federal de Investigação (FBI) Coleen Rowley, com Jesselyn Radack, do Projeto pela Responsabilização do Governo, e com Sarah Harrison, do WikiLeaks.

Snowden criticou também o Departamento de Justiça dos EUA e disse “rejeitar processar os altos responsáveis que mentiram ao Congresso e ao país”, que não hesitam em "perseguir aqueles que dizem a verdade", referindo-se ao caso em que está envolvido.

“Existe um grande fosso entre os programas legais, a espionagem legal, a polícia legal, que têm objetivos específicos (…). Mas depois há um tipo de vigilância massiva que coloca toda a população sob um grande olho que vê tudo mesmo, aquilo que não é necessário”, diz Snowden no vídeo.

A Casa Branca refutou a alegação e informou que o acesso a esse tipo de ferramentas só é concedido a pessoas que têm autorização para isso e que existem vários sistemas de controle para impedir abusos.

Edward Snowden trabalhava em uma empresa que prestava serviços à NSA e é acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. No dia 16 de julho, ele pediu asilo temporário à Rússia.

Com agências,
Da redação do Vermelho


Nenhum comentário: