sábado, 19 de outubro de 2013

Horário de verão inicia à meia-noite

À meia noite deste sábado (19), na virada para domingo, começa a vigorar o horário de verão, medida que tem como principal objetivo evitar sobrecargas no horário de pico do consumo de energia — entre 19h e 22h. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mudança no ponteiro do relógio será implantada em três regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ficam de fora o Norte e o Nordeste. O horário especial vai vigorar até dia 16 de fevereiro de 2014. O objetivo é economizar energia e este ano a estimativa é que a medida vai proporcionar uma economia de R$ 400 milhões durante os quatro meses de vigência.
A alteração no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. O horário brasileiro de verão é adotado sempre nesta época porque há um aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Isso sem falar que, neste período os dias também são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora.
Economia — Nos últimos anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,6% no consumo de energia no horário de maior utilização (horário de pico), que acontece entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2 mil megawatts a cada ano, ou 65% da demanda média anual do Rio de Janeiro, ou 75% da de Porto Alegre, por exemplo.
Segundo o ministério da pasta, a desconcentração da demanda com o horário especial reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição, o que, eventualmente, poderia afetar todo o sistema de fornecimento de energia elétrica.

Jane Ribeiro
Valmir Oliveira

Nenhum comentário: