sábado, 26 de outubro de 2013

Professores municipais do Rio decidem pelo fim da greve


Na noite desta sexta-feira (25), os profissionais da educação da rede municipal do Rio de Janeiro decidiram, em assembleia, encerrar a greve iniciada no começo de agosto. A votação foi apertada, sendo necessário fazer uma contagem de votos. A decisão pelo fim da greve teve 1.085 votos e a continuação recebeu 889. Também houve 14 abstenções. 


Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo


Após acordo, firmado na última terça-feira (22), em Brasília, no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ficou expresso o abono das faltas durante a greve atual e as anteriores. Também foi sinalizado que os professores se comprometem a repor as aulas que não foram dadas.

Além da reposição das aulas, também ficou sinalizado a criação de um fórum de debates para discutir melhorias na rede de ensino, a manutenção de grupos de trabalho para discutir a redução de alunos por sala e a alocação de um terço da carga horária para o planejamento das aulas. Os professores também não terão os dias de greve descontados dos salários, e a prefeitura vai abonar as multas impostas ao Sepe. Processos administrativos movidos por conta da greve serão retirados.

A assembleia ocorreu no Clube Municipal, na Tijuca, zona norte do Rio e a discussão acalorada durou quase seis horas até a decisão, com muitas manifestações contrárias ao acordo firmado na terça-feira (22), em Brasília, no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que prevê o arquivamento, sem punição, dos processos administrativos, inquéritos ou sindicâncias contra os servidores em greve.

A categoria ainda está discutindo o calendário de reposição das aulas. A Secretaria Municipal de Educação divulgou nota na noite de sexta em que informa ter recebido "com satisfação" a decisão da assembleia dos profissionais da educação de encerrar a greve nesta sexta-feira. Na nota, a secretaria ressalta que "todos os acordos firmados pela Prefeitura com o sindicato serão cumpridos, como já vinha sendo feito desde o início das negociações".

A secretaria agradece a todos os professores que acreditaram nos acordos firmados com a categoria e continuaram trabalhando apesar da greve e considera fundamental para o fim da greve a iniciativa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, na intermediação das negociações entre a prefeitura e o Sepe. 

Sobre

A greve dos professores da rede municipal começou no mesmo dia dos docentes do estado, em 8 de agosto. Foram realizadas manifestações pacificas ao longo de um mês, enquanto aconteciam em paralelo reuniões com os secretários municipais de Educação, Claudia Costin, e da Casa Civil, Pedro Paulo – o prefeito Eduardo Paes também participou de algumas. 

Da Redação em São Paulo
Com informações das agências


Nenhum comentário: