quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pesquisas sobre 2014 debatidas na planície

Vale a pena lembrar que a camarada Jandira Feghali anunciou sua pré-candidatura ao governo do estado a duas semanas, estes 3% é uma vitória e sem dúvida vão ser ampliados.

reportagem: fmanha

Após o Instituto UP Pesquisa e Marketing divulgar nova pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado nas eleições de 2014, representantes de partidos em Campos falam sobre o peso dessas análises, faltando menos de um ano para o dia da votação. Segundo o resultado do Instituto, o deputado federal Anthony Matheus (PR) aparece em primeiro lugar, com 23%.

De acordo com o presidente do PT de Campos, Eduardo Peixoto, as pesquisas ajudam a apontar alguns indicativos, porém não têm poder de definir o cenário político. “Foi constituído uma cultura de pesquisa no Brasil que ajuda. No entanto, os comportamentos alteram muito. Um exemplo é o caso do Lindbergh quando se candidatou a senador pedindo o segundo voto, mas acabou tendo o primeiro voto. O que faz o percentual subir ou descer é o tipo de relacionamento que o possível candidato tem com seus eleitores. Se for uma relação de confiança, os resultados tendem a subir. Outra questão é o desgaste da imagem do candidato, cuja tendência é cair”, disse.
Já o presidente do PPS de Campos, Sérgio Mendes, na política é impossível antecipar o que pode acontecer. “Até antes do prazo de filiação estabelecido por lei, que se encerrou no dia 05 de outubro, a pesquisa facilitou no sentido de trazer aliados para os respectivos pré-candidatos. No entanto, muita coisa ainda vai acontecer. Na política, as mudanças acontecem de uma hora para outra. Por exemplo, antes das manifestações de junho as avaliações do Governo do Estado estavam positivas, depois houve uma queda considerável. Já em Campos, há um ano atrás, o governo Rosinha tinha 65% de avaliação ótimo/bom, hoje a mesma avaliação está com 43%”, ressaltou. 
Pesquisa — Segundo o Instituto UP, seguido de Anthony Matheus aparece o pré-candidato Marcelo Crivella (PRB), com 16%. O terceiro lugar foi ocupado pelo senador Lindbergh Farias (PT), com 11%, e em quarto o ex-prefeito do Rio, César Maia, com 6%. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSol) ocupa a quinta colocação, com 5%, e o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) apareceu com 4%, ocupando o sexto lugar. Ficaram empatados a deputada federal Jandira Feghali (PC do B) e o possível candidato do PSDB Bernardinho, cada um com 3%. Os dois últimos foram o deputado federal Miro Teixeira (PROS), com 2%, e o outro pré-candidato do Psol, Milton Temer, com 1%.
A pesquisa do Instituto UP foi feita com dois mil eleitores em todo o estado entre os dias 21 e 23 de outubro. Os votos em branco somaram 15% e nulos 11%.
fonte: fmanha

Nenhum comentário: