terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dia Internacional de Ação da Classe Trabalhadora


Rio de Janeiro - Na manhã desta quinta-feira (03) a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu um ato na Praça Mario Lago, mais conhecida como Buraco do Lume, para celebrar o Dia Internacional de Ação da classe trabalhadora. Na data, que lembra a fundação da Federação Sindical Mundial (FSM) são promovidas manifestações, em diversos países, para sensibilizar a sociedade sobre as lutas da classe trabalhadora.

A FSM é uma organização sindical internacional de orientação classista que, desde 1945, luta por uma sociedade sem exploração do homem pelo homem. Atualmente a Federação conta com 80 milhões de membros em 120 países e possui representantes permanentes na ONU, UNESCO, FAO e OIT.

O presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, explicou que o ato, além de apoiar a causa mundial da FSM, também luta pelas bandeiras específicas dos trabalhadores do Rio de Janeiro. “A CTB é filiada à FSM e todos os anos realizamos uma campanha mundial em defesa de uma sociedade igualitária. Este ano o tema é: alimentos, água, medicamentos livros e moradia para todos. Combinamos a essa pauta nossas reivindicações, como a retirada do PL 4330 do Congresso, solidariedade à greve dos bancários e educação e contra a violência policial aos trabalhadores”, explicou.

Durante o ato a CTB também colheu assinatura para o abaixo-assinado pelo Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica (veja aqui) que luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Nenhum comentário: