quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Agricultores de SJB obtém parecer favorável no TJ


Diversos agricultores, que tiveram suas terras desapropriadas no 5º Distrito de São João da Barra, reclamam que os valores oferecidos estão muito abaixo dos preços praticados no mercado e eles ficariam prejudicados na negociação. Alguns entraram na justiça e receberam nesta terça-feira (15) um parecer favorável de uma ação contra a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que suspende a avaliação feita anteriormente de suas propriedades para desapropriação pelo governo do Estado visando a construção do Complexo Portuário do Açu, do empresário Eike Batista.
No acórdão publicado no Diário Oficial do Estado, a desembargadora Maria Regina Nova determina a cassação do recurso que garante a posse dos imóveis pelo Estado, até que seja estabelecido um valor de indenização compatível com os bens.
A decisão judicial pode servir de jurisprudência para pequenos agricultores que tiveram as suas propriedades desapropriadas pela Codin. Já existe outros processos contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que autorizou os investimentos para as desapropriações e o empresário Eike Batista se avolumaram no TJ. As acusações são de irregularidades no processo de desapropriação, truculência policial e ameaças.
Jane Ribeiro

Nenhum comentário: