sábado, 19 de outubro de 2013

Em Campos dos Goytacazes: Comércio ainda não recuperou prejuízos

Não é a greve dos bancários, muito menos o feriado dos comerciários, que trazem prejuízos ao comércio, mas sim, a fuga de capital que vem ocorrendo em nossa cidade, onde grandes empresas de outros estados fazem obras e levam os lucros, onde as empresas terceirizadas que prestam serviço a prefeitura são de outras cidades. Os mais de 2 bi somem, mas os comerciantes não tem o que reclamar, afinal votaram e apoiaram a atual administração. O que não pode continuar ocorrendo é a exploração dos trabalhadores, principalmente pelas redes que estão vindo para nossa cidade.

reportagem folha manhã
O comércio de Campos ainda registra prejuízo por conta dos mais de 20 dias de greve dos bancários e agora enfrenta, nos próximos dias, vários feriados. O primeiro será no dia 21, por conta do Dia dos Comerciários, enquanto no mês de novembro serão três — Finados, dia 2, Proclamação da República, dia 15, e Dia da Consciência Negra, dia 20 — que, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não ajuda em nada na recuperação dos prejuízos. Além disso, a classe empresarial ainda não elaborou estratégias para aumentar o lucro e sair do vermelho.
Segundo o presidente da CDL, Roberto Escudine, existe a possibilidade de estender o horário de atendimento no mês de novembro, mas nada ainda foi acertado.
— O segundo semestre já não é satisfatório para os lojistas, com essa greve a situação ficou muito pior. Tivemos um prejuízo de 40% e na principal data promocional do período, que é o Dia da Criança. As vendas não foram boas. Vamos, agora, com calma, pensar numa forma de recuperar os prejuízos, porque o Natal está chegando e o comércio precisa renovar o estoque para a data promocional. Estamos pensando em estender o horário de atendimento no mês de novembro, mas, para isso, é necessário um acordo com a classe empresarial e o sindicato dos Comerciários — informou Escudine.
O mês de novembro é tradicional na cidade em realizar as liquidações para renovação do estoque, mas, segundo Escudine, os comerciantes ainda não estão planejando a medida. “Por enquanto não se tem o que liquidar. A nossa situação ainda é muito delicada”, definiu ele.
Dia do Comerciário — De acordo com o estabelecido em uma convenção coletiva, os comerciários de Campos comemoram seu dia, exclusivamente, no dia 21. Por isso, os shoppings, supermercados e as lojas da cidade permanecerão fechados. As farmácias de plantão, panificadoras, bancos e cinemas deverão funcionar normalmente, pois não integram o setor.
O sindicato da categoria informa que o setor tem mais de 62 mil trabalhadores no comércio e a folga do dia 21 é garantida por acordo coletivo. Nacionalmente, o Dia do Comerciário é comemorado em 30 de outubro, porém, a categoria pode decidir por outra data em cada município a partir de uma convenção, como é o caso de Campos. Por isso, no dia 21, o sindicato pretende fazer uma confraternização para a categoria na sede social, no bairro Alphaville.

Jane Ribeiro
Valmir Oliveira

Nenhum comentário: