sábado, 19 de outubro de 2013

Em Campos dos Goytacazes: Sem lazer e reforma na UBS em Lagoa das Pedras

Problema para todo lado! Transparência nos Royalties! Muita propaganda e nada sendo feito, a educação abandonada, professores com baixos salários e sendo humilhados pela Secretária de Educação! Saúde na UTI! E as placas de obras e reformas rufando nos valores.


reportagem folha manhã
A oito quilômetros do Centro de Campos, o bairro Lagoa das Pedras, vizinho ao Aeroporto, tem um cenário muito parecido com o encontrado pela Folha há quatro meses, quando a equipe de reportagem lá esteve pela primeira vez. Na ocasião, os moradores pediam várias melhorias, colocando como prioridade a reforma do posto de saúde da localidade. Desde então, a única mudança foi a chegada da informação de que Prefeitura já está construindo uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no local, mas os próprios moradores desconhecem a obra.
No entanto, este não é o único problema relatado pela comunidade e que ainda permanece. A população voltou a reclamar sobre a demora do transporte público, falta de uma área de lazer, ausência de limpeza nos terrenos baldios — com acúmulo de mato e entulhos — e a ausência de reforma no posto de saúde. Como avanço, destacaram a implantação das redes de água e esgoto.
Os moradores dizem que, por conta da péssima estrutura do posto de saúde, as consultas médicas demoram muito a serem realizadas. Eles temem que as obras da nova unidade demorem muito para ficarem prontas. “O posto precisa urgentemente de uma reforma para atender com mais rapidez os moradores que, assim como eu, acordam de madrugada para marcar uma consulta, que, na maioria das vezes, acaba levando mais de 30 dias para ser realizada”, ressaltou Dionice Nascimento, de 67 anos.
A Prefeitura de Campos, através da secretaria de Comunicação, informou que novas UBSs estão sendo construídas no município, principalmente em Lagoa das Pedras. No entanto, não especificou onde a obra está sendo realizada e nem o prazo de conclusão.
Outra reclamação constante dos moradores está relacionada ao transporte público. Segundo eles, os ônibus da empresa que atende ao bairro demoram mais de duas horas para passar, dificultando a vida das pessoas que dependem de transporte. “Os ônibus não têm hora certa para passar aqui e a nossa única alternativa é ir andando até a margem da BR 101, onde a opção de transporte é melhor, por conta dos bairros vizinhos”, disse Dionice.
A empresa São João informou que cumpre normalmente os horários da linha, e que os ônibus circulam até as 23h. Já o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), através do diretor de Transporte, Alexandre Santos, informou que as empresas de ônibus que atendem o município foram notificadas para encaminhar ao órgão, até o dia 2 de novembro, a relação de horários de todas as linhas que atendem a população, para publicação no Diário Oficial. Em função da demanda na Lagoa das Pedras, foi encaminhada, nesta sexta-feira (18), notificação à empresa que atende o bairro, para que haja reforço de sua linha. Caso contrário, ela estará sujeita à multa.
A sujeira também é outro problema que incomoda quem vive no bairro. Em relação ao lixo jogado nos terrenos baldios e o mato alto, a comunidade diz que o desleixo atrai mosquitos e ratos.
A secretaria municipal de Limpeza Pública informou que a comunidade poderá solicitar a remoção dos detritos através do Disque Entulhos. Em caso de reincidência, é aplicada uma multa que pode variar de 20% a três vezes o valor do salário mínimo nacional. A Coordenadoria de Fiscalização de Posturas publica a convocação do proprietário em edital no Diário Oficial.

Falta de área de lazer gera queixas
Mais um problema apontado pelos moradores de Lagoa das Pedras, é a falta de área de lazer no bairro. Segundo os pais, as crianças correm risco de sofrerem acidentes, porque são obrigadas a brincar nas ruas e calçadas. “As crianças vão brincar nas ruas ou ficam dentro de casa, porque não existe uma praça no bairro. Isso é um absurdo. A prefeitura esqueceu que aqui moram pessoas que precisam também de investimentos no bairro”, disse Nedina da Silva Rocha, de 60 anos. Já o aposentado Laerte Cassiano ressaltou a necessidade de uma praça. “As crianças ficam sem brincar por falta de um espaço de lazer. Ouço muitos pais reclamarem da falta de uma praça. A prefeitura pode construir uma e dotá-la de brinquedos. Assim, as crianças podem evitar serem atropeladas quando vão para as ruas”, lembrou.
A dona de casa Silvana Rodrigues José, de 38 anos, reclama que não tem há, no bairro, um lugar a que possa levar seus filhos para brincar. “Eles estão na escola a semana toda, e, nos finais de semana e feriados, não saem de casa, porque não temos uma área de lazer. A prefeitura pode construir uma praça com brinquedos, para que nossos filhos possam ter suas horas de entretenimento”.
As secretarias municipais de Obras e Urbanismo e a de Comunicação Social não responderam ao e-mail encaminhado pela reportagem com as reclamações dos moradores até a última atualização desta matéria.

Terrenos baldios com mato e roedores
A demora na coleta dos entulhos nos terrenos baldios é outra queixa ouvida na comunidade. Segundo Lenilson Matheus Luiz, de 30 anos, os entulhos acabam atraindo mosquitos e ratos para dentro de casa. “Precisamos de uma limpeza o mais rápido possível e que sejam retirados os entulhos jogados nessas áreas por alguns moradores. Quando cai a noite, não podemos ficar com nossas janelas abertas, de tanto mosquito que aparece”, disse.
O também morador Josias Castro, de 54 anos, ressaltou que a falta de educação de alguns moradores tem provocado o acúmulo de lixo nos terrenos baldios. “Sem muro ou cercas, o pessoal aproveitar para jogar lixo. Com a falta de limpeza por parte do proprietário, o mato toma conta de tudo. A prefeitura deveria multar os donos por abandonar suas áreas”, disse, acrescentando que a quantidade de ratos chega a assustar. “Temos que ficar vigilantes, senão, eles invadem nossas casas. Se não houvesse lixo, não teríamos problemas como esse, que atormenta toda a comunidade”, lembrou.
A Postura Municipal informou que diversos terrenos baldios na Lagoa das Pedras foram levantados, para que os donos sejam notificados, mas, segundo o subsecretário Fabiano Mariano, será enviada uma equipe na próxima semana para verificar se os terrenos são os mesmos que foram incluídos no levantamento anterior, que está em fase de identificação do proprietário.

Priscila Riscado
Helen Souza

Nenhum comentário: