quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sepe: Número de 20 escolas está defasado


O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) homologou um acordo da Prefeitura de Campos com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE), que será revertido em ganhos sociais para a população. Um dos pontos de destaque do acordo é a construção de 20 escolas e creches, número considerado defasado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Em nota, a assessoria de Comunicação da prefeitura afirmou que a Procuradoria Geral do Município informou que todas as providências correlatas ao cumprimento do acordo judicial homologado entre a Prefeitura, o MPT e o MPE encontram-se em fase de elaboração para serem validadas conforme os prazos previstos nos termos do documento assinado pelas partes. Porém, a assessoria não comentou onde e quando as 20 instituições serão construídas.
De acordo com o diretor do sindicato, Carlos Santafé, a prefeitura deveria construir no mínimo 80 instituições em Campos, já que os estudantes estão carentes de escolas de qualidade com uniformes, merendas e professores valorizados com salários satisfatórios. Segundo ele, o MPE não deveria fazer acordo com a prefeitura, e sim mandar que o governo municipal execute atividades, que estão em falta na cidade, como escolas superlotadas.
— O Sepe realizou vários levantamentos na cidade e constatamos que o município está de carente de mais de 40 creches. Esse número de 20 instituições, entre creche e escola, está defasado há mais de cinco anos. A cidade cresceu e a população necessita que se número seja multiplicado em quatro vezes. Quem deve negociar com a prefeitura é o sindicato e o MPE mandar fazer. Se o que for mandado não for executado, deve mandar cassar — relatou Santafé.
Em matéria postada no site da prefeitura, a assessoria informou que, em agosto deste ano a prefeita Rosinha inaugurou duas unidades modelo de ensino, a Creche Farol de São Tomé e a Escola de Rio Preto,em Morangaba. Aunidade de ensino do Farol ganhou berçários, novas salas, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, playground e outros. A escola de Rio Preto recebeu 10 salas de aula, sala de orientação pedagógica, biblioteca, salas de multiuso, de informática, de vídeo, de recurso e de ciências, além de banheiros, cantina, refeitório, auditório e quadra poliesportiva. Na época, a assessoria informou que foram 16 unidades escolares entregues desde 2009 pela Prefeitura de Campos.

Dulcides Netto
Helen Souza

Nenhum comentário: