terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vanessa apresenta emendas à MP do Programa Mais Médicos



Em discurso nesta segunda-feira (5), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que a medida provisória que institui o Programa Mais Médicos já recebeu mais de 500 emendas desde que foi publicada no início de julho, o que demonstra que a matéria é “extremamente polêmica”. Ela apresentou duas emendas para permitir uma melhor distribuição dos médicos no território brasileiro.


A senadora lembrou que um dos principais problemas na área de saúde no Brasil é a má distribuição de médicos pelo país e acredita que a MP pode ajudar a minimizar essa má distribuição. A senadora informou que 70% dos médicos no Brasil concentram-se nas capitais e grandes cidades do país e em suas regiões metropolitanas. E apenas metade dos médicos atua no Sistema Único de Saúde (SUS), acrescentou.

Vanessa Grazziotin informou que já apresentou duas emendas à MP. A primeira estabelece que os médicos que se prontificarem a trabalhar na região amazônica receberão salário um pouco maior. A segunda emenda da senadora estabelece que os dois anos adicionais na formação médica contariam automaticamente como parte integrante da residência médica.

“A possibilidade de que esses dois anos sejam parte obrigatória da residência médica, ou seja, do estudo da especialidade do profissional médico, é muito forte. Considero que é isso que tem que ser feito agora, não tenho dúvida nenhuma”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado


Nenhum comentário: