terça-feira, 6 de agosto de 2013

Comunistas defendem criação de CPI para investigar propinoduto



Há duas semanas, reportagem publicada na revista Isto É denunciou um cartel formado pelas empresas Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui que mantinha um esquema de desvios de recursos públicos e pagamento de propina a políticos tucanos e membros do alto escalão dos governos do PSDB em São Paulo, em troca de favorecimentos nas licitações de obras do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Joanne Mota, da redação em São Paulo


O esquema, segundo a denúncia, começou no governo Mário Covas e continuou nas gestões dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, e negociou valores no total de R$ 1,9 bilhão, provocando um prejuízo de mais de R$ 577 milhões aos cofres públicos.


O presidente estadual do PCdoB de São Paulo, Orlando Silva informou ao Vermelho que após debate, a direção partidária aprovou a necessidade de apoiar a instalação de uma CPI para apurar todas as denúncias de desvio de dinheiro público. “Nós nos reunimos e examinamos que os deputados do PCdoB, em São Paulo, assinariam a solicitação da instalação da CPI. Essa é uma denúncia grave e nós temos a obrigação de apurar, e dessa maneira, esclarecer um escândalo público”.

Orlando ressaltou ainda a importância da mobilização dos parlamentares de outros partidos, dos movimentos sociais e de toda sociedade civil, no sentido de solicitar uma apuração criteriosa das denúncias contra atores do governo. 

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também exige a criação da CPI para investigar as denúncias e verificar a responsabilidade ou omissão de agentes públicos e políticos do PSDB. 

Para o deputado estadual do PCdoB, Alcides Amazonas, as denúncias são gravíssimas e devem ser apuradas o mais rápido possível a fim de que se chegue aos culpados e se recupere os recursos perdidos. 

“Precisamos de um instrumento que investigue tais denúncias, que mostre à população a verdade dos fatos. E vamos lutar por isso mesmo sendo minoria na Alesp”, disse o deputado Amazonas. Ele acrescenta que “a transparência é fundamental para uma boa administração pública e neste caso, será fundamental também para a nossa luta por um transporte melhor”.

A deputada estadual (PCdoB) Leci Brandão também assinou o requerimento de solicitação da instalação da CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com as denúncias, o cartel está envolvido com o superfaturamento nos preços, pagamento de propinas e fraude nas licitações e contratos entre 1997 e 2013, período de hegemonia do PSDB no Palácio dos Bandeirantes. 

Em artigo publicado nesta segunda-feira (5), o secretário nacional de mídia do PCdoB, Altamiro Borges destaca que o esquema de corrupção no metrô de São Paulo foi denunciado pela primeira vez em 2008 pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal. A matéria revelou investigação conduzida pela polícia suíça acerca de pagamento de propinas estimadas em 6,8 milhões de dólares pela francesa Alstom a funcionários do governo paulista a fim de obter contrato de 45 milhões de reais para fornecer equipamentos utilizados nas obras de expansão do metrô paulistano.

Delação premiada


De acordo com informações, o Ministério Público Estadual de São Paulo está negociando delação premiada com seis executivos da Siemens para tentar obter provas de supostos pagamentos de propinas e a quem eles foram feitos.

O MP/SP vai agora ouvir o depoimento de quatro brasileiros e dois alemães, que já relataram ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor), as negociações para a formação do cartel destinado a fraudar as concorrências. 


Nenhum comentário: