domingo, 18 de agosto de 2013

Cambuci: colégio em primeiro lugar mais uma vez


Depois de despontar, no ano passado, em primeiro lugar no desempenho do estado do Rio de Janeiro, no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), sendo o primeiro colocado do estado e 2º no ranking nacional, o Colégio Estadual Waldemiro Pitta, em Cambuci, foi o grande vencedor da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, ano base 2012. Além do prêmio de R$ 6 mil, os diretores da escola ganharão uma viagem para os Estados Unidos, com duração de 15 dias. Haverá visita técnica a estabelecimentos de ensino americanos e exposição a novas experiências de gestão escolar. O colégio fica no distrito de Monte Verde, zona rural do município, no Noroeste Fluminense.
— A conquista desse prêmio é um reconhecimento ao trabalho de gestão feito pela escola e ao esforço para manter a qualidade do ensino, assim como o bem-estar do aluno. Ele representa a concretização de um trabalho que já vem sendo alicerçado há anos. Tentamos manter esse padrão, construído com professores, alunos, funcionários e a comunidade — disse a diretora da unidade, Neliany de Campos Marinho.
A expectativa agora é quanto a votação do Comitê Nacional Julgador, que definirá os seis finalistas da etapa nacional do Prêmio. A decisão deve sair até o fim deste mês. Entre os critérios para a escolha estão as escolas mais ativas, que tiveram uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.
Ainda segundo o site imprensa, do governo do Estado, o Prêmio Gestão Escolar é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua nas unidades, pela elaboração de planos de ações.
Ações importantes — Entre as ações decisivas para o êxito da escola, a diretora Neliany de Campos destaca o projeto “Educação não tem cor”, onde é trabalhada a questão da diversidade social. “Falamos sobre cor, raça, sexo e religião, trabalhando valores sociais e morais, além de direitos de cada um. Outra iniciativa que merece destaque é o ‘Sarau Literário’, onde estimulamos a leitura e a escrita”, destaca Neliany.
Dora Paula Paes

Nenhum comentário: