sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UNE e UEE-SP tomam posse em cerimônia na USP


Aconteceu na manhã de quinta-feira (1º) a cerimônia de posse das novas diretorias da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), que aconteceu na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e teve transmissão ao vivo na rede, pela TV UNE. Diversas correntes do movimento estudantil estiveram presentes.




Posse da UNE e UEE-SP na USP / foto: divulgação UNE

A nova diretoria da UNE que tem à frente a pernambucana Vic Barros foi escolhida por mais de 10 mil jovens eleitos em 98% das universidades do País num processo que envolveu cerca de 2 milhões de estudantes durante o 53º Congresso da UNE, de 29 de maio à 2 de junho em Goiânia.

Para a UEE–SP foi eleita a estudante Carina Vitral, durante o seu 11º Congresso da UEE-SP, no mês de julho na cidade de Ibiúna, que relembrou o histórico encontro da UNE, em 1968 que terminou com a prisão de centenas de jovens participantes que tentavam reestruturar a entidade em plena ditadura militar.Participei hoje da Posse das diretorias da UEE São Paulo e da UNE.

Nas redes sociais, a presidenta da UNE postou uma foto com os estudantes e, citando Carlos Drummond de Andrade, lembrou que os novos integrantes já estão na luta: "Empossados, enfim, embora esta gestão já esteja nas ruas de todo o Brasil há muitas semanas. Tenho muito orgulho de fazer parte deste time. 'O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas'".

Carina Vitral, no Facebook, também lembrou da atuação presente dos estudantes nos protestos. "Essa galera está antenada com o momento de efervescência que vive o nosso povo e seguirá nas ruas por mudanças profundas no Brasil", declarou a presidenta da UEE-SP. "Aqui em São Paulo, o desafio é ainda maior, pois ainda temos que derrotar o neoliberalismo tucano e conquistar uma nova agenda para o Palácio dos Bandeirantes", completou.

Já o diretor de Relações Institucionais da UNE, o estudante Thauan Fernandes, lembrou da  bandeira pendurada com a frase "Brasil mostra sua cara!" extraída de uma canção de Cazuza.

"Fiquei pensando, tentando ligar a frase do Cazuza ao momento que São Paulo, e principalmente o Brasil vive. Mas do que de repente, me veio na cabeça as manifestações de junho, cartolinas, manchetes e a sensação de estar fazendo parte da história do Pais. Diante de tudo que vi e ouvi nos últimos messes, dos pontos positivos e negativos, acho que o balanço genérico no final das contas, é de que o Brasil quer mais!", destacou Thauan, lembrando que a geração a qual ele faz parte não tinha visto o Brasil 'mostrar a sua cara'.

Ele também reforçou a representação das mulheres nesses importantes espaços do movimento estudantil: "Com Virgínia Barros, presidenta da UNE, e Carina Vitral presidenta da UEE de São Paulo tenho certeza que ambas as entidades estão bem representadas, e que ajudaram a escrever mais um capitulo importante da nossa história. Meninas, muita muita luta pra todas nós!"

Da redação do Vermelho com informações do Facebook e UNE

Nenhum comentário: