sábado, 3 de agosto de 2013

Uenf aos 20 anos


Como parte das festividades dos 20 anos de atividades da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, os jornalistas Fúlvia D’Alessandri e Gustavo Smiderle lançam no próximo dia 13, no Centro de Convenções, o livro “Uma Casa, Muitas Vozes: Histórias dos Primeiros 20 Anos da Uenf”, onde, através de depoimentos, contam os bastidores que marcaram o seu processo de implantação. A data de aniversário é 16, dia em que, em 1993, foi realizada a primeira aula no campus universitário. 
Convidados, em julho do ano passado, pelo reitor, professor Silvério de Paiva Freitas, para contar a história da universidade, optaram por dar enfoque jornalístico à empreitada e, de saída, escolheram cerca de 30 pessoas que participaram da luta para que Campos dos Goytacazes tivesse uma universidade que  pudesse abrigar estudantes do Norte e Noroeste do Estado do Rio, que logo depois se ampliaria pelo país afora. Explicam que após a definição do formato saíram em campo para feitura do trabalho e dividiram as tarefas de forma que a unidade do livro não se perdesse ao longo da jornada.
     
Busca das origens
Inicialmente, Fúlvia e Gustavo procuraram ouvir os ex-reitores — tarefa amplamente coberta, à exceção do professor Eugênio Lerner (falecido), que foi substituído pelo filho que também é professor —, ex-presidentes da Fenorte (até então entidade mantenedora da Uenf), como a professora Gilka Weinstein, ex-dirigentes da Casa de Cultura Villa Maria, políticos e estudantes. Entre os políticos, destacam o fato de não terem conseguido ouvir o deputado Anthony Matheus, que era prefeito durante o movimento pela implantação da universidade. 
— O depoimento foi marcado para o dia 25 de março deste ano, mas esperamos o dia inteiro aqui na universidade e ele não compareceu. Tenho a impressão que foram questões ligadas à sua agenda e não por recusa. Afinal, todos reconhecem o papel que teve na implantação da Uenf e depois, quando governador, desvinculou-a da Fenorte estabelecendo sua autonomia. No mais, tudo transcorreu dentro do previsto no cronograma inicial e, ao final, conseguimos dar conta da tarefa que nos foi proposta — salienta Gustavo.
No meio do trabalho, revela Fúlvia, Gustavo deixou o trabalho na Gerência de Comunicação para se dedicar exclusivamente à preparação do material para a publicação. “Fiquei no dia a dia, tarefas de rotina que temos que cumprir, mas sempre em contato com Gustavo. Com isso, mantivemos os entendimentos necessários à feitura do livro”. Ambos têm larga experiência na condução das atividades ligadas à área de comunicação da Uenf, pois estão lá há mais de dez anos. Fúlvia, com 11 anos, e Gustavo, com 15, conhecem a estrutura da universidade e, por isso, não tiveram dificuldade em cumprir a tarefa do professor Silvério e entregam à comunidade campista e aos meios acadêmicos do país a história da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Comemoração começa na próxima segunda-feira
As festividades comemorativas dos 20 anos de implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro começam na próxima segunda-feira (dia 12), às 8h, com o hasteamento da Bandeira. Prossegue, às 18h, com a abertura da Gincana Histórica e Cultural cujo objetivo é recolher material sobre a história da Uenf. Em seguida acontece o Torneio de Futebol de Salão e, às 19h, abertura da Exposição Uenf, uma memória nos seus 20 anos.
A programação prossegue na terça-feira (13), às 10h, com a inauguração do Espaço Agroecológico Cícero Guedes — homenagem ao líder do MST que foi assassinado e que participava todas as terças-feiras da Feira de Produtos Agroecológicos realizada na Uenf. Às 17h, lançamento do livro “Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da Uenf” e, às 18h, Noite Cultural.
Na quarta-feira (14) estão previstos Café com Ciência, II Festival de Música da Uenf e churrasco comemorativo.
Na quinta-feira (15), haverá apresentação dos projetos comunitários da PROEX, finais do Torneio de Futebol de Salão e da Gincana Histórica e Cultural. Na sexta-feira (16), encerramento com sessão solene na Câmara Municipal, descerramento da placa Centro de Convenções Oscar Niemeyer, inauguração dos bustos de Leonel Brizola, Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro e sessão solene do Conselho Universitário da Uenf.
Celso Cordeiro Filho fmanha.com.br

Nenhum comentário: