quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PCdoB tem seis parlamentares na lista dos "Cabeças do Congresso”


Seis parlamentares do PCdoB fazem parte da lista dos 100 parlamentares mais influentes na 20ª edição do “Cabeças do Congresso Nacional” do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgado nesta quarta-feira (7). A líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela D´Ávila (RS), ela mesma uma das eleitas, diz que o resultado é “a cara do Partido, que apesar de pequeno numericamente, tem uma atuação decisiva no Congresso ao longo dos anos”.


Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. A bancada do PCdoB  – dois senadores, três deputadas e um deputado – é a maior entre as mulheres com participação no ranking: Manuela (foto), Jandira Feghali (RJ), Alice Portugal (BA) e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). O deputado Daniel Almeida (BA) e o senador Inácio Arruda (CE) também estão na lista.

Para Manuela, o resultado da escolha também reflete a tradição do Partido de ter, em sua bancada, o maior número de mulheres. De nove mulheres listadas entre as 100 mais influentes, quatro são do PCdoB.

O senador Inácio Arruda (foto), líder do PCdoB no Senado, disse que a escolha dos representantes do Partido como mais influentes do Congresso, o que tem ocorrido desde que a legenda reassumiu mandato na Câmara Alta, “é o reconhecimento do trabalho de uma bancada que é comprometida com os interesses do país e, em especial, dos trabalhadores”.

Ele disse ainda que a exemplo da Câmara, também no Senado as mulheres do PCdoB demonstram sua forte atuação parlamentar com a escolha da senadora Vanessa Grazziotin entre as quatro senadoras listadas.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades individuais, dando protagonismo ao processo legislativo. São parlamentares capazes de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT (26), ao qual é filiada a presidenta da República, e o PMDB (16), partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB (12), é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os "Cabeças" (7) e o nono na bancada federal.

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário: