terça-feira, 27 de agosto de 2013

CARTA AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES


Quem luta pela democracia, pela justiça e pela igualdade social, pensa em educação. Vivemos numa cidade com imensa desigualdade social, uma cidade rica e um povo empobrecido e sem oportunidade. Portanto a escola pública e a educação pública é a única oportunidade para imensa maioria da população de nossa cidade para se alfabetizar, para alcançar o conhecimento, as competências e as habilidades que farão ter condições de atender as demandas do mundo do trabalho, e ao mesmo tempo, construir uma sociedade mais justa.
Nos últimos anos, governos Mocaibe/Rosinha, nos deparamos com uma política de arrocho salarial e de desmonte da educação, com terceirizações, falta de transparência e falta de uma política educacional, tanto no aspecto pedagógico como no aspecto administrativo. Vivemos um paradoxo, em que as receitas para educação aumentam e o IDEB cai, o salário achata e as condições de trabalham pioram.
Está muito claro, que a atual administração municipal deseja manter a realidade social como está, para se manterem no poder, este setor político tem claro que a desigualdade na educação remete à desigualdade social e econômica. E, por isso, que não interessa uma educação pública de qualidade. Controlando a ascensão dos grupos populares, também, através da educação. Por isto, a escola pública não tem bibliotecária, laboratórios e tecnologia. Os conservadores, não querem que os setores populares aprendam a pensar, principalmente, sobre a complexidade dos processos de dominação e a perversidade da política neoliberal.
O problema fundamental da educação pública é político. Enquanto valorizarem a lógica do mercado, teremos a terceirização, o arrocho salarial e os expoentes da vida. Sexta Feira ao pararmos colocaremos um tijolo na luta por um novo modelo de sociedade em que o social, a população e os profissionais de educação estejam acima do mercado, e daqueles, que estão a serviço da destruição da escola pública.

UM FORTE ABRAÇO

PROFESSOR MARCELO SOARES
PROFESSOR DO 1° ao 5°
DIRETOR DA CTB/RJ





ASSEMBLÉIA NO SEPE
DIA 28/08 – QUARTA-FEIRA
18H
EDIFICIO NINHO DAS ÁGUIAS – 5° ANDAR


VAMOS LÁ! VAMOS COBRAR UM POSICIONAMENTO FIRME DA DIRETORIA DO SINDICATO

Um comentário:

Anônimo disse...

A SMEC anda espalhando que na sexta não tem nada definido e a ordem é falta para todos os professores que não derem aula neste dia.
Muito difícil esse posicionamento!