quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cabruncos lavam escadas da câmara

Iniciado por um garotinho de no máximo cinco anos, filho de um dos manifestantes, cerca de 20 integrantes do movimento “Cabruncos Livres” realizaram um ato de limpeza nas escadarias da Câmara de Campos, às 17h de ontem, mesmo horário da sessão plenária que retornou de recesso após um mês com homenagens a figuras da sociedade. Irritados com o protesto, simpatizantes da atual gestão ironizaram a manifestação.
Com cartazes, vassouras e baldes com água, o grupo de manifestantes gritavam palavras de ordem contra o uso abusivo do dinheiro público e por melhorias na saúde, educação e outras áreas. Além disso, o foco principal apontado pelos “Cabruncos” foi o orçamento participativo.
Essa foi a quarta vez que o grupo formado em sua maioria por estudantes foi às ruas reivindicarem melhorias no Município. Além do orçamento, os “Cabruncos” pleiteiam também a ficha limpa para cargos de assessoramento (DAS); fim da taxa de iluminação pública e esgoto; paridade no aumento do subsídio do vereador com o aumento do vencimento do servidor municipal; entre outros itens. O intuito do movimento é convergir as demandas em direito através da nova Lei Orgânica Municipal que está em fase de elaboração na Casa de Leis.
Em um dado momento, os ânimos quase ficaram exaltados depois que algumas pessoas reclamaram de terem os pés molhados. Porém, a Polícia Militar, que fez um cerca em frente aos portões do prédio do Legislativo, esteve de prontidão e nada passou de “bate boca”. Depois de jogarem água nas escadarias, os “Cabruncos” recolheram os cartazes e os instrumentos utilizados no ato simbólico, e encerraram o protesto.
A primeira manifestação dos “Cabruncos Livres” aconteceu no dia 17 de junho deste ano, quando cerca de três mil pessoas percorrem algumas ruas de Campos em passeata que saiu da Praça São Salvador, passou pela Câmara e terminou em frente à Prefeitura. A segunda, que contabilizou o maior número de pessoas, aconteceu três depois da primeira e contou com um momento de tumulto.  Já o terceiro protesto aconteceu no dia 03 de julho, com o apoio dos médicos e dos ex-catadores do antigo lixão da Codin. Até o momento, o único avanço que o movimento teve foi uma reunião com o presidente da Câmara, Edson Batista, e o líder da bancada governista, o vereador Paulo Hirano, conquista no terceiro ato e realizada no dia 09 de julho.
Mário Sérgio Júnior
Foto: Rodrigo Silveira

Nenhum comentário: