sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"A CTB está firme na luta pelo fortalecimento da América Latina"


Ocorre em São Paulo, desde o dia 31 de julho, o 19º Foro de São Paulo que reúne diversas lideranças políticas da América Latina e movimentos sociais e amplos de intensos debates. A Rádio Vermelho foi conferir de perto as atividades do evento e participou, nesta quinta-feira (1º/8), do 2º Encontro de Mulheres.
 



Em entrevista à Rádio Vermelho, Raimunda Gomes (a Doquinha), secretária Nacional da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), falou da centralidade do Foro para o aprofundamento das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e destacou que “o fortalecimento da América Latina é sem dúvida uma alternativa ao modelo que alimenta as crises, sobretudo esta que está em curso. A CTB está firme na luta pelo fortalecimento da América Latina". “A CTB encara a realização do 2º Encontro de Mulheres das Mulheres do Foro de São Paulo como um espaço de ampla importância. Nossa central mobilizou todas as mulheres que atuam na CTB para participar desse espaço, porque entendemos que esse é um espaço ímpar para discutir o Brasil, a integração e o papel que a mulher joga nestas questões”, disse à Rádio Vermelho a dirigente cetebista.



Ivânia Pereira (foto acima), que é membro da direção da CTB/SE e secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), também conversou com a Rádio Vermelho e pontuou que como a economia e a política pode contribuir para a luta pela igualdade de gênero. Segundo ela, o 19º Foro de São Paulo oportunizou debates importantes neste sentido e desnudou realidades que podem contribuir para o avanço nessa questão.

“As trabalhadoras defendem que não haverá emancipação da classe trabalhadora, enquanto não houver também a emancipação da mulher. E a emancipação da mulher passa pela introdução nos debates da questão da igualdade de gênero na economia, nas questões sociais e políticas”, ressaltou a dirigente sergipana.

Joanne Mota
Da Rádio Vermelho, em São Paulo

Nenhum comentário: