quinta-feira, 25 de julho de 2013

Terceirização: Um desrespeito aos direitos dos trabalhadores


"O Projeto de Lei 4.330/04 é uma fraude contra os trabalhadores Brasil. A terceirização apenas aumenta a rotatividade e precariza as relações e condições de trabalho", declarou Cesar Sanson, professor de sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante entrevista a Radioagência NP, ao refletir sobre a proposta de lei do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO).

Da Rádio Vermelho,  Em São Paulo



Segundo o pesquisador, "a terceirização serve de mecanismo de desrespeito aos direitos dos trabalhadores. Todos sabem que as empresas que contratam trabalho terceirizado fogem do ônus da responsabilização pelos trabalhadores quando a empresa a que estão subordinados deixa de cumprir os direitos trabalhistas".

As centrais sindicais já se pronunciaram sobre a questão e se posicionaram contra o PL 4.330/04. Em entrevista ao Portal Vermelho, o secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Joílson Cardoso, diz que uma proposta mais avançada a respeito da regulamentação da terceirização.

PCdoB é contra a terceirização

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) destaca que a terceirização existe há muito tempo, mas sua utilização maciça pelas empresas brasileiras e seus efeitos danosos às relações de trabalho no país fizeram-se sentir, principalmente, a partir da década de 1990 com a onda neoliberal. "Desde então, temos visto que, em muitos casos, as empresas recorrem à terceirização não apenas em busca do aumento da produtividade. Lamentavelmente, essa forma de administração é utilizada frequentemente como uma poderosa ferramenta de redução de custos e de acumulação indiscriminada de lucros", externou o parlamentar comunista.

Nenhum comentário: