quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Mundo de olho no espaço

Pesquisas do Curiosity indicam existência de vida em Marte


Cientistas acreditam que Planeta Vermelho era semelhante à Terra há quatro milhões de anos.


Ilustração: Nasa
Jipe-sonda Curiosity O Curiosity encontrou recentemente argila com água doce
Análises das pesquisas do Curiosity indicaram que Marte já reuniu condições de ter abrigado vida. Os cientistas envolvidos no projeto acreditam que há quatro milhões de anos o Planeta Vermelho era quente e úmido, semelhante ao da Terra.

Os especialistas chegaram a esta conclusão ao reunir dados recentes enviados pelo jipe-robô, que descobriu recentemente camadas de argila no solo marciano com água doce capaz de ser consumida por um ser humano.

O jipe robô está em Marte desde agosto de 2012 e leva 10 equipamentos de pesquisa, entre eles o Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), contribuição da Rússia para o projeto e que é capaz de encontrar água a até 50 centímetros do solo do Planeta Vermelho.

Fonte: Diário da Rússia



Rússia terá base orbital para serviço de manutenção de naves


"Além dos objetivos da pesquisa científica, esse tipo de base deve ter uma funcionalidade de serviço e de teste”, informou Vladímir Soloviov, diretor de voo do segmento russo da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).


NASA / STS-116 ISS Expedition.
Estação Espacial Internacional Estação Espacial Internacional
A corporação Energia, que atua no ramo de desenvolvimento e produção de tecnologia espacial, iniciou o trabalho de construção de uma base orbital para a manutenção e reabastecimento de naves espaciais, informou Vladímir Soloviov, diretor de voo do segmento russo da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).

"Além dos objetivos da pesquisa científica, esse tipo de base deve ter uma funcionalidade de serviço e de teste”, informou Soloviov, citado pela agência ITAR-TASS.

Soloviov salientou que ali serão testadas diferentes naves espaciais.

"Essa deve ser uma base na qual seja possível testar, ajustar, reabastecer e dela enviar para a Lua e para Marte naves espaciais para o espaço profundo, incluindo as tripuladas", comunicou ele.

"Os trabalhos [nesse sentido] estão sendo realizados, nós não estamos nos restringindo apenas à ISS", destacou Soloviov. "Quando formos para a Lua e para Marte, também será preciso criar bases específicas lá."

Fonte: Gazeta Russa, republicado do original em Vzgliad

..

Nenhum comentário: