sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde jura que não há epidemia: Campos registra 80 novos casos de dengue em apenas um dia


Os casos de dengue continuam aumentando em velocidade cada vez mais alarmente em Campos. O número atual de casos confirmados em todo município desde o início de janeiro já chega a 849, 146 a mais desde a última verificação na última terça-feira. O Centro de Referência da Dengue (CRD) se encontra sobrecarregado devido à quantidade de pessoas que não param de chegar apresentando sintomas da doença.  Mais de 300 pessoas foram atendidas, 80 diagnosticadas com dengue e 10 internadas apenas hoje. A situação já ultrapassa a soma de 713 casos da epidemia de 2008.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, voltou a solicitar à população que, em caso de suspeita de dengue, procure um posto de urgência mais próximo de casa. Ele lembra que o atendimento no CRD é específico e deve ser encaminhado pelas unidades da rede municipal.
— A busca por atendimento no Centro de Referência da Dengue, inclusive com pessoas com sintomas totalmente diferentes dos da dengue, vem aumentando e isso compromete o atendimento a quem, de fato, precisa do tratamento. O CRD é para atender casos específicos. Ao mesmo tempo, solicitamos também à população que não deixe de vistoriar seus quintais, eliminando os possíveis criadouros do mosquito transmissor, pois os casos estão espalhados por quase todos os bairros de Campos — disse o secretário.
O diretor do CRD, Luiz José de Souza, também faz o mesmo apelo.
— A rede de saúde está estruturada para atender à população, promovendo o tratamento primeiro, que é a hidratação. O Centro de Referência lida com os casos já confirmados, com complicações ou de difícil diagnóstico, que são encaminhados pela rede. Estamos atendendo mais de 270 pacientes por dia, sendo que a maioria não é de dengue. Dia 8 deste mês, chegamos a atender 308 pessoas. Lembramos que o aumento do número de casos já era previsto, devido à entrada em circulação em Campos, ano em junho de 2012, do novo sorotipo da dengue. Desde então, o município vem estruturando a assistência para poder atender a todos — explica.

Ciro Mariano fmanha.com.br

Nenhum comentário: