sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mais uma vergonha: Deu a louca na saúde mental em Campos

Sinceramente esperamos que o Ministério Público Estadual e Federal, também, o Poder Judiciário Federal e Estadual não brinquem de morto/vivo, a prefeitura de Campos tem que prestar contas para onde está indo o dinheiro público. Já sabemos, que para saúde da população, nada.

Caps de Campos em situação degradante


Pacientes que deveriam receber atendimento psiquiátrico no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3, na rua 1º de Maio, área central, administrado pela Prefeitura de Campos, estão vivendo situações constrangedoras e humilhantes, sem as mínimas condições de tratamento. A denúncia foi destaque no Jornal Nacional desta sexta, quando foram divulgadas imagens de pessoas amontoadas pelos corredores da unidade retratada pela reportagem. Nas imagens, um dos funcionários pula por cima dos pacientes deitados no chão, em colchonetes. No local, poucas camas, de solteiro, que também são divididas com quem procura atendimento.

Ainda segundo a denúncia, até para almoçar falta local adequado e os pacientes se veem obrigados a colocar os pratos entre as pernas. Um produtor do Jornal Nacional chega a pedir um copo de água a uma funcionária da unidade, que revela que no local não há água filtrada. “Nós aqui tem mesa farta”, diz a funcionária, ao produtor, que devolve: “Farta?”. Em seguida, ainda segundo as imagens, ela responde que “farta tudo”, numa referência à falta de estrutura da unidade.

As péssimas condições de atendimento no local foram denunciadas pelo irmão de uma das pacientes assistidas pelo programa da secretaria municipal de Saúde de Campos. “Eu me sinto numa situação muito humilhante vendo a minha irmã e outros doentes mentais sendo tratados como animais numa instituição que se diz que é para recuperar as pessoas. Muito pelo contrário, eles tratam as pessoas como bicho. Dormem no chão, comem no chão, não têm dignidade humana nenhuma”, declarou o homem, cuja identidade foi preservada.

A verba para manutenção dos Caps é enviada pelo governo federal. O objetivo é humanizar o atendimento e evitar internações de pacientes com problemas mentais.

Francisco Carlos Rodrigues, psiquiatra ouvido pela reportagem do Jornal Nacional, se disse chocado com a situação vista nas imagens. “O atendimento diário é para que o paciente, dentro do possível, recupere a capacidade de ele viver socialmente. E, sem tratamento, fica meio difícil. Se essa instituição atende dessa forma, está atendendo nos padrões de 1970, 1980”, criticou.

Em Campos são quatro unidades de Caps. Ouvido pela reportagem, o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, disse desconhecer o problema e que vai intervir na unidade denunciada. “Na segunda-feira nós vamos intervir. Pedir a um colega clínico da minha equipe aqui da secretaria e especialmente o subsecretário de Saúde, até que esses reparos sejam feitos”.

Ainda segundo a reportagem, o Ministério da Saúde vai avaliar as condições do Caps em parceria com a Prefeitura, visando adotar medidas para melhorar o atendimento.

Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário: