quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estaleiro Eisa demite 303 trabalhadores e Sindimetal-RJ convoca assembleia

Incentivo a indústria tem que vir junto com garantias de ampliação de empregos, e não, de demissões.

02/01/2013 site alerta rio



O Estaleiro Eisa, localizado na cidade do Rio de Janeiro, demitiu 303 funcionários. Além disso, não honrou com os direitos trabalhistas, acenando com uma proposta de parcelamento dos mesmos.

Estaleiro Eisa
O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro repudiou esta postura do estaleiro e convocou uma assembleia com os demitidos para a próxima segunda-feira (4), às 10h, na sede da entidade, localizada na Rua Ana Neri, 152, em São Cristóvão.

O Sindicato lançou uma nota de repúdio às demissões. No dia 24 de janeiro, a entidade se reuniu com o secretário Estadual de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno. A reunião também contou com a presença de Maurício Ramos, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio de Janeiro (CTB-RJ), de Edson Rocha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e de Alexandre Gurgel, diretor de Política Industrial e Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin).
 
Confira a nota do Sindimetal-RJ:

Nota de Repúdio do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro à demissão de 303 trabalhadores do Estaleiro EISA

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-RJ) vem, através da presente nota, repudiar a demissão de 303 trabalhadores feito pelo Estaleiro EISA. O Sindicato repudia também a postura da empresa de não honrar os direitos trabalhistas, acenando com uma proposta de parcelamento dos mesmos.
Compreendemos que os trabalhadores, que tiveram papel fundamental na luta pelo ressurgimento da indústria naval, não podem pagar pela crise que passa a empresa ligada ao Sinergy Group (que também administra o Estaleiro Mauá).


Tendo em vista a defesa dos trabalhadores, o Sindimetal-RJ comunica a toda categoria que já acionou todos os órgãos competentes (Ministério Público do Trabalho, Superintendência do Trabalho, Ministério do Trabalho, OIT e Secretaria Geral da Presidência da República) em busca de uma solução que garanta todos os direitos dos Trabalhadores.

Diante das medidas já tomadas, o Sindimetal-RJ aproveita para convocar todos os trabalhadores demitidos do Estaleiro EISA para uma assembleia na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro,  às 10 horas, na sede do Sindimetal-RJ (Rua Ana Néri, 152 - São Cristóvão) para debater soluções para os problemas enfrentados por estes trabalhadores e debater as novas medidas que serão tomadas para impedir que qualquer direito trabalhista seja violado.

Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2013
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: