quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“Cabruncos Livres” chamam para Grito dos Excluídos dia 7

O movimento “Cabruncos Livres” prepara mais uma manifestação. Desta vez no próximo sábado, dia 7 de setembro, quando comemora-se a independência do Brasil. Os “Cabruncos” estão convocando, através de rede social, para o “Grito dos Excluídos”, que tradicionalmente acontece nessa data. O tema deste ano será: “Garotinhos nunca mais”. A informação foi publicada no blog de Gustavo Matheus, hospedado na Folha online.
A concentração está marcada para 7h na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e saída às 9h com caminhada pelas principais ruas da cidade. O objetivo, segundo organizadores, é protestar contra a situação atual da cidade que enfrenta problemas na saúde e educação, por exemplo, mesmo recebendo milhões em royalties.
A primeira manifestação dos “Cabruncos Livres” aconteceu no dia 17 de junho deste ano, quando cerca de três mil pessoas percorrem algumas ruas de Campos em passeata que saiu da Praça São Salvador, passou pela Câmara e terminou em frente à Prefeitura.
A segunda, que contabilizou o maior número de pessoas, aconteceu três depois da primeira e contou com um momento de tumulto.  Já o terceiro protesto aconteceu no dia 03 de julho, com o apoio dos médicos e dos ex-catadores do antigo lixão da Codin.  No início do segundo semestre de trabalho da Câmara dos Vereadores, os “Cabruncos Livres” lavaram a escadaria do Legislativo.
O grito dos Excluídos teve início em 1995, no Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema — Eras tu, Senhor — abordava o tema Fraternidade e Excluídos.
Suzy Monteiro
Valmir Oliveira

Nenhum comentário: