sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitos buscam soluções em reunião com o governo federal


 Prefeitos participaram, nesta quinta-feira (12), da primeira reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF) do ano de 2013. Durante a programação que se estendeu durante todo o dia, entidades e representantes do governo debateram temas como a inclusão do Programa Mais Médicos aos municípios e atualização da Lei do Imposto sobre Serviços (ISS).


Agência Brasil
Prefeitos buscam soluções em reunião com o governo federal   Para a ministra Ideli Salvatti, a reunião do CAF representa o fortalecimento da relação federativa com os municípios.
Na reunião foram discutidos ainda ações para o barateamento das tarifas de transporte público e as contas da Previdência Social.

“A expectativa dos prefeitos é estreitar o debate com o Governo Federal. Precisamos discutir temas como mobilidade, saúde e reforma política. Por isso, nessa reunião do CAF, mais do que conversar, pretendemos buscar encaminhamentos para as questões que afetam os municípios e as suas populações”, ressaltou o presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati.

Para a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que preside o Comitê e fez a abertura do evento, a reunião do CAF representa o fortalecimento da relação federativa com os municípios.

“Estar em sintonia com as entidades municipalistas é uma forma de estamos mais próximos aos anseios da população. Esse alinhamento é importante para avançar em deliberações que impactem de fato na vida da população, como melhorias no atendimento à saúde, a exemplo do que estamos fazendo no programa Mais Médicos e a redução de impostos para garantir um transporte público mais acessível e de melhor qualidade – uma das principais reivindicações na área de mobilidade urbana no Brasil”, explicou.

Este é o primeiro encontro de prefeitos com o Governo Federal desde o dia 24 de junho, quando a presidenta Dilma se reuniu com os prefeitos das capitais e governadores para anunciar os cinco pactos em favor do Brasil. Criado em 2003, o CAF é a instância de diálogo entre União e os municípios brasileiros.

Além da ministra-chefe das Relações Institucionais, participam da reunião 18 ministérios cujas políticas têm maior impacto no âmbito municipal e 18 integrantes das entidades nacionais de representação de municípios: Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Da Redação em Brasília
Com agências

Nenhum comentário: