domingo, 29 de setembro de 2013

CTB se reúne para discutir Seminário Nacional de Transporte


Com o objetivo de inserir as questões específicas do setor de transporte na ampla pauta dos trabalhadores, ocorreu na sexta-feira (27) o Seminário do Ramo do Transporte da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em São Paulo. “A importância do seminário consiste em conseguir inserir a demanda dos trabalhadores desta área nas discussões a respeito de mobilidade urbana, tão em voga no país”, disse Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP.





Com expectativa da participação de 100 representantes sindicais, ficou definida a realização de um grande seminário nacional, na capital, entre os dias 11 e 12 de dezembro. Também ficou acertada a formação de uma comissão com cinco representantes de estados e setores diferentes para encaminharem a realização do evento.

“Esse é o primeiro passo e todos devemos nos imbuir do propósito de colaborar com a organização da coordenação de transporte da CTB, para compreender as necessidades de quem trabalha na área”, defendeu José Tavares Filho, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará (Sindicam).

No encontro os sindicalistas também definiram pela construção de propostas que possam intervir na política de transporte no Brasil, em todas as áreas. “Devemos unificar a demanda de cada área dos transportes e uní-las em pontos que definam um objetivo geral para podermos nos inserir no debate nacional. E encaminhar um projeto amplo com ideia de transformá-lo na proposta da CTB para o setor de transporte“, defendeu Marco Aurélio Lucas da Silva, dirigente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante.

O grupo concluiu a necessidade de organizar com mais força a coordenação de transporte na CTB e com a realização do seminário para dar um salto, com objetivos definidos de acordo com a demanda que entrou em discussão a partir das manifestações de junho, inclusive com a proposta de criação de uma política de mobilidade urbana nacional. Todos concordaram que os trabalhadores não podem ficar de fora desse debate. Ao finalizar a reunião, Onofre de Jesus preconizou a urgência dos trabalhadores do transporte “atuarem mais em conjunto para melhorar os encaminhamentos desse setor tão crucial pra o país”, definiu.

Portal CTB

Nenhum comentário: