domingo, 31 de março de 2013

Novo site do SOS Criança Desaparecida


O programa SOS Crianças Desaparecidas ganhou na última semana novo site:  www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br  e cartazes de divulgação. O programa é da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) e vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O lançamento marcou a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, entre 25 e 31 de março.
Para o secretário Zaqueu Teixeira, a sociedade precisa abraçar essa causa e quanto mais mobilização e compromisso para encontrar as crianças, mais fácil será atingir o nível de excelência.
— O programa SOS Crianças Desaparecidas permite a busca das crianças, tem um índice de encontro muito significativo, e ferramentas como o site que lançamos para difundir quem está desaparecido e como é possível dar notícias, são fundamentais para que a gente consiga, cada vez mais, melhorar as buscas e ter as crianças de volta aos lares — afirmou o secretário Zaqueu Teixeira.
O site foi desenvolvido pelo Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) e tem como uma de suas ferramentas a consulta pública, em que o internauta pode pesquisar a idade, nome e detalhes do desaparecimento das crianças, aumentando as chances de localização. Outra novidade é que todo o banco de dados do novo site já consta do Registro Nacional de Pessoas Desaparecidas, do Governo Federal, que tem também informações sobre adultos desaparecidos.
— Espero que os parceiros divulguem o site, porque se as crianças não forem vistas, a ferramenta não adiantou. Ela sozinha não encontra ninguém. Achar que registrou o nome de uma criança em um site e vai encontrá-la não é verdade. A FIA está trabalhando incessantemente na busca de uma sociedade solidária. Vamos lançar, em maio, uma cartilha cuja mensagem é: adulto, não desvie o olhar. Tem uma criança precisando de ajuda, ajude. Isso vale para maus tratos e para crianças desaparecidas. Queremos uma sociedade mais fraterna, que juntos possamos cuidar de nossas crianças — comentou a presidente da FIA, Teresa Cosentino.
Em 17 anos de atuação, o programa SOS Crianças Desaparecidas apresenta um índice de 85% de localizados. Contabiliza 3.212 casos cadastrados, com 2.717 localizações. Dos 495 ainda desaparecidos, 416 já são maiores de 18 anos.

Nenhum comentário: