segunda-feira, 4 de março de 2013

Lindbergh e Garotinho estão na mira do MP Eleitoral

Lindbergh e Garotinho nas inserções de TV de seus partidos – Reprodução / TV

O Ministério Público Eleitoral no Rio vai analisar a conduta do senador Lindbergh Farias (PT) e do deputado federal Anthony Garotinho (PR) durante as inserções de seus partidos na TV, que começaram a ser exibidas na semana passada. Os dois, prováveis candidatos ao governo do Rio na eleição de 2014, foram as estrelas principais de suas legendas nos programas. O procurador regional eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, já pediu cópia das inserções para analisar se houve propaganda eleitoral antecipada.
No caso de Lindbergh, também entrou na mira do MP Eleitoral a “Caravana da Cidadania”, que o senador iniciou na última quinta-feira, em Japeri, na Baixada Fluminense. O projeto, utilizado nacionalmente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na década de 1990 no país, consiste em percorrer cidades do Estado do Rio. O procurador já pediu um relatório à promotoria em Japeri, para saber se houve transgressão à Lei Eleitoral.
Em um das inserções do PT, Lindbergh afirma que o Rio está em um bom momento, mas pode mais. “É importante que o metrô chegue à Barra, mas será melhor ainda quando os trens da SuperVia, que passam por todo o subúrbio, pela Zona Oeste e pela Baixada, virarem metrô de superfície, com vagões rápidos, confortáveis e estações modernas. Ou seja: melhor momento é transporte bom para quem mais precisa”, diz o senador.
Garotinho, em uma das inserções do PR, é apresentado em sua nova função: a de líder do partido na Câmara dos Deputados. “Agora estamos mais fortes para defendermos o piso dos policiais e bombeiros, a jornada de 30 horas para os profissionais de enfermagem, o fim da tributação excessiva para micro e pequena empresa e a defesa dos royalties do nosso estado”, declara o ex-governador no programa.
Se o procurador interpretar que houve propaganda eleitoral antecipada, entrará com ação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio. A pena para este tipo de infração é pagamento de multa. O partido também pode ser punido, perdendo inserções. “Essas inserções são para o partido expor a plataforma, não para ficar fazendo propaganda para um candidato ou outro”, disse o procurador.
Na terça-feira, começam as inserções do PMDB, cuja estrela será o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Ele é o pré-candidato do PMDB na sucessão do governador Sérgio Cabral. PMDB e PT protagonizam desde semana passada um briga por conta das eleições de 2014. Em nota, os peemedebistas fluminenses ameaçaram não apoiar a reeleição de Dilma no Rio, caso o PT lance candidatura própria, como é o plano do senador Lindhbergh Farias. Para os peemedebistas, “trata-se de uma equação que não fecha e cujo resultado não será a soma, mas a subtração”. Cabral chegou a pressionar Lula para convencer Lindbergh a desistir de candidatura. Mas o presidente do PT, Rui Falcão, disse que a candidatura do senador é para valer.
Fonte: O Globo

Atualização às 15h33 — Em seu blog, o deputado federal Anthony Garotinho diz que aguarda a apuração. “Deixo para o TRE a análise dos fatos, mas a matéria do Globo online mostra bem que Lindbergh nas suas inserções dizia que o Rio pode melhorar mais, enquanto eu me apresentei como novo líder do PR. Para começar há uma distância enorme entre as mensagens veiculadas. Da minha parte não infringi a lei eleitoral. E para os leitores tomarem conhecimento nesses casos de propaganda antecipada a pena é multa”, afirmou.

Nenhum comentário: