sexta-feira, 29 de março de 2013

Greve de fome de prisioneiros de Guantânamo chega a sete semanas

A greve de fome promovida por prisioneiros de Guantânamo, que chegou nesta quarta-feira (27) a sete semanas de duração e soma um número crescente de adeptos, fez com que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) adiantasse sua visita ao presídio estadunidense localizado em território cubano.


Guantânamo Prisioneiros em Guantânamo
Em anúncio realizado nesta quarta-feira (27), a organização informou que a delegação que visitará a prisão é composta por duas pessoas, com um médico entre elas.

“Para tentar entender as tensões atuais e a greve de fome em curso, decidimos começar essa visita antes. O CIVC tinha previsto inicialmente visitar os prisioneiros de Guantânamo a partir de 1º de abril”, afirmou o porta-voz do organismo Bijan Farnudi, segundo a agência AFP. Será a 92ª visita que a organização realizará à prisão.

A greve de fome é um protesto dos prisioneiros pelo tratamento que recebem no local e por sua reclusão indefinida, na maioria das vezes realizada sem julgamento.

O movimento teve início no dia 6 de fevereiro quando, durante uma inspeção, alguns detentos afirmaram que os carcereiros confiscaram bens pessoais como fotografias, cartas e exemplares do Corão, fato considerado como uma “profanação religiosa”.

Segundo o Center for Constitutional Rights, grande parte dos 130 presos que se encontram no Campo 6 da prisão aderiram ao protesto. Segundo o capitão Robert Durand, um dos porta-vozes do presídio, no entanto, 24 presos realizam greve de fome, dos quais oito perderam tanto peso que foram obrigados a receber nutrientes líquidos através de tubos.

No início do ano, a ONU divulgou um comunicado no qual expressou que os EUA violam a legislação internacional dos direitos humanos por manter cidadãos não julgados presos indefinidamente. Antes de iniciar seu primeiro mandato, em 2009, o agora reeleito presidente dos EUA, Barack Obama, havia prometido o fechamento da prisão, o que ainda não ocorreu.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: