terça-feira, 12 de março de 2013

Epidemia da dengue instalada em Itaperuna, Pádua e Rio das Ostras. Em Campos deve estar tudo bem, como sempre!


Campanha de orientação são realizadas para orientar a população
Carlos Grevi

Campanha de orientação são realizadas para orientar a população

A situação é cada dia mais grave no estado do Rio de Janeiro e já são ao todo 15 municípios que apresentam quadro de epidemia de dengue, entres eles Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, no noroeste do estado; Rio das Ostras, na baixada litorânea; e Iguaba Grande, na Região dos Lagos.
Por causa do crescimento dos casos da doença, a Secretaria Estadual de Saúde e as prefeituras instalaram 46 centros de hidratação em 30 localidades.
Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria, Alexandre Chieppe, “a indicação é que a população procure o centro de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo”, disse.
As unidades são equipadas com poltronas de hidratação, essenciais para diminuir os riscos de agravamento da doença, reduzindo possíveis mortes. Os centros de hidratação contam ainda com material para exames de sangue, dando agilidade no tratamento da dengue.
Em Campos, que ainda não teve epidemia decretada, até o dia 06 de março havia registrado 1400 casos confirmados, além de 1200 na dependência de resultado. Na cidade foi instalado no Hospital Geral de Guarus (HGG) mais um Centro de Referência da Dengue, o CRD 2.
Já a direção do CRD em Campos reforça que ao suspeitar dos sintomas da doença, as pessoas devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próximas de sua casa. Lá o médico deverá fazer a análise do quadro do paciente e encaminhá-lo para o CRD somente em casos de grande necessidade de confirmação do diagnóstico e caso o paciente apresente critérios de internação.
Mutirões são realizados na cidade pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com o objetivo de verificar as pendências de imóveis fechados e averiguar a série de denúncias de lugares com focos da doença. As denúncia podem ser feitas através do telefone 0800-2828822.
Conheça melhor os sintomas da dengue e os quadros evolutivos da doença

Nenhum comentário: