quinta-feira, 7 de março de 2013

Querem parar produção de petróleo

“Sem royalties, sem petróleo”. Esse foi o grito de ordem na mobilização de representantes de municípios produtores da região, na tarde desta quinta-feira, na sede da Prefeitura de Campos. Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha dispensou os manifestantes, mas antes fez um apelo aos petroleiros, para que parem a produção por um dia, com o objetivo de pressionar o governo federal. “Isso é apenas um aquecimento”, afirmou a prefeita de Campos.
Rosinha comanda, neste início de noite, outra reunião, agora com vereadores e prefeitos integrantes da Ompetro, para discussão das estratégias a serem adotadas para suspender o efeito da lei que redistribui os royalties do petróleo.

Jane Ribeiro fmanha.com.br


Manifestação no aeroporto impediu pouso e decolagem


No segundo dia de manifestações em Campos, por volta das 9h de hoje, manifestantes ocuparam o aeroporto Barlomeu Lisandro impedindo o pouso e decolagem das aeronaves.

Um trio elétrico permaneceu do lado de fora do aeroporto, onde secretários e vereadores pediam à população que continuassem ajudando na luta pelos royalties.
O protesto é em razão da derrubada do veto da Presidente Dilma à lei dos royalties, pelo Congresso Nacional. Alguns manifestantes invadiram a pista de pouso e o saguão do aeroporto por duas vezes e chegaram a atear fogo na área externa do aeroporto, porém as chamas não alcançaram a pista. A brigada de incêndio conseguiu controlar as chamas.

Em média, dez carros da Policia Militar estavam fazendo a segurança do local, além da Policia Rodoviária Federal e agentes da Policia Federal. Estiveram presentes no local, o Deputado Estadual Geraldo Pudim, o Vereador Paulo Hirano, o também Vereador Magal, entre outros.

Para Pudim, as manifestações são justas e necessárias. “O Congresso Nacional, com essa votação, rasgou a Constituição. Isso é absurdo”, ressaltou o deputado.

Os voos foram cancelados pela empresa Trip. A equipe da Folha da Manhã tentou entrar em contato com a Infraero e o Aeroporto para saber quantos voos foram cancelados, porém o Aeroporto não atendia aos telefonemas e a responsável pela Infraero em Campos não foi localizada.

Paolla Martinez fmanha.com.br


Royalties: manifestantes ocupam heliporto


Liderados pela prefeita Rosinha, manifestantes ocuparam, na manhã desta quinta-feira (7/3), o pátio do heliporto em Farol de São Thomé, em protesto à redistribuição dos royalties do petróleo. Durante o tumulto, vidraças e divisórias da unidade foram quebradas, e todos os voos foram suspensos.
A intenção dos manifestantes é fazer com que o protesto chegue até a presidência da República, para que alguma ação seja feita contra a nova lei.
O protesto teve início às 8h, quando os primeiros representantes chegaram ao local, e contou, ainda, com a participação do presidente da OAB/Campos, Carlos Fernando Monteiro; e do presidente da Coagro e também diretor do Hospital dos Plantadores de Cana, Frederico Paes.
— O que estamos fazendo é um apelo à presidente. Ela pode fazer sim uma medida provisória. A perda é muito significante para toda a região. Em Campos, isso implica em todas as obras, vacinas, passagem, saúde, coleta de lixo; em todos os benefícios que são sustentados pelos royalties. Todos os aposentados e pensionistas ficarão sem salários no próximo mês. Estamos há quatro anos debatendo sobre isso, e se acharam que o motivo era apenas partidário, político, hoje estão todos de prova que as perdas serão muito significativas — afirmou a prefeita.

Amaro Júnior fmanha.com.br

Nenhum comentário: