sábado, 16 de março de 2013

Família foi humilhada com documento mentiroso, diz filho de Herzog

BRUNA BORGES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÃO PAULO
 
A família de Vladimir Herzog recebeu nesta sexta-feira (15) uma versão corrigida do atestado de óbito do jornalista, morto em 1975, durante a ditadura militar.
Na certidão, revisada após determinação da Justiça, a causa da morte é "lesões e maus- tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)", que substituiu formalmente a versão de "asfixia mecânica por enforcamento".

Em ato, governo dará anistia política a estudante morto na ditadura
Brasil será investigado em órgão internacional por caso Herzog
Comissão Nacional da Verdade faz balanço positivo de 2012
Justiça mantém nova versão do atestado de óbito de Vladimir Herzog
 
"É uma importante vitória. É um resgate das histórias dessas pessoas que construíram um país mais democrático. A família foi humilhada com o documento mentiroso", disse Ivo, filho do jornalista.


Cerimônia de entrega do atestado de óbito de Vladmir Herzog

 Ver em tamanho maior »

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Clarice Herzog, viúva de Vladimir Herzog, mostra o novo atestado de óbito de Vlado ao lado do filho Ivo (à esq.), do neto Lucas e do marido, Gunnar Carioba (camisa xadrez) 
 
CRONOLOGIA DO CASO VLADIMIR HERZOG
30.ago.2012
A Comissão Nacional da Verdade recomenda ao Juízo de Registros Públicos que seja retirada a referência a suicídio no atestado de óbito de Vlado
24.set.2012
O juiz Márcio Martins Bonilha Filho determina a alteração do registro, para que conste que a morte decorreu de "lesões e maus tratos"
28.set.2012
A promotora Elaine Maria Barreira Garcia entra com recurso para substituir o texto para "morte violenta, de causa desconhecida"
12.dez.2012
A Justiça rejeita o recurso apresentado pelo Ministério Público que pedia nova mudança no atestado de óbito
15.mar.2013
A família de Vladimir Herzog recebe a nova certidão de óbito do jornalista
A viúva do jornalista, Clarice, o filho, Ivo, e o neto, Lucas, receberam o documento das mãos de Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade.
Para Clarice, a entrega do documento é mais um passo para a descoberta da verdade sobre a morte de Vlado, como é conhecido o jornalista, e de outros perseguidos políticos. A família diz querer o reconhecimento e julgamento dos culpados pela morte do jornalista. "Recebo este atestado com muita felicidade porque é uma conquista para minha família e para toda sociedade", disse.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega do atestado a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), o presidente da Comissão da Anistia e secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão, e o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro.
"Se até pouco tempo a família de Vlado tinha um atestado mentiroso, isso mostra que temos tantos outros atestados por aí que precisam ser corrigidos", defendeu a ministra Maria do Rosário. Para ela, a entrega do novo documento é importante "para que venham muitos outros."
O coordenador da Comissão da Verdade disse que a retificação do atestado é um marco e um reconhecimento da verdade.
Herzog se apresentou espontaneamente ao DOI-Codi após ter sido procurado por agentes da repressão em sua casa e na TV Cultura, onde trabalhava como diretor de jornalismo. Ele foi torturado e espancado até a morte.
A alteração no atestado de óbito foi um pedido da família e da Comissão Nacional da Verdade. Em setembro de 2012, o juiz Márcio Bonilha Filho, da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, acatou a solicitação e determinou a correção.
É o segundo caso de retificação de atestado de morte ocorrida na ditadura. Em 2012, o juiz Guilherme Madeira Dezem, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou que fosse alterada a certidão de óbito de João Batista Drumond. No atestado, onde constava como causa da morte "traumatismo craniano na Avenida 9 de Julho" foi alterado para " em decorrência de torturas físicas nas dependências do DOI-Codi no 2º Exército, em São Paulo". Ele era um militante comunista e morreu em 1976.
O ato de entrega do novo documento à família aconteceu no Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo).

Reprodução



*O registro de óbito original foi grafado com W e não V como é o correto, por isso a nova versão não pode ser corrigida.
*O registro de óbito original foi grafado com W e não V como é o correto, por isso a nova versão não pode ser corrigida.

Nenhum comentário: