domingo, 30 de junho de 2013

MTE divulga nova 'lista suja' do trabalho escravo, agora com 504 nomes


A chamada “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizada nesta sexta-feira (28), traz 504 nomes, entre pessoas físicas e jurídicas. Foram incluídos 136 empregadores que mantinham trabalhadores em condições análogas à de escravidão.  


Outros seis foram recolocados na lista por decisão judicial. E 26 foram excluídos da relação por cumprimento de requisitos administrativos.

Do total, 61 empregadores são do setor de pecuária, 13 estão ligados à produção de carvão vegetal e nove, à extração de madeira. Foram registradas 46 ocorrências no Pará, 19 em Minas Gerais e 13 em Tocantins.

O MTE lembra que os incluídos no cadastro ficam impedidos de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e também entram numa lista de empresas pertencente à “cadeia produtiva” do trabalho escravo no país. Esse documento é usado por indústria, comércio e exportadores para barrar a comercialização de produtos feitos a partir da prática ilegal.

A “lista suja” é atualizada a cada seis meses. O nome é incluído após decisão administrativa em consequência de um auto lavrado durante ação fiscal, e mantido por dois anos. “Caso o empregador não volte a cometer o delito e pago todas as multas, o registro é excluído da lista”, diz o ministério.

Fonte: Rede Brasil Atua




Acesse a lista no link: 
http://portal.mte.gov.br/trab_escravo/portaria-do-mte-cria-cadastro-de-empresas-e-pessoas-autuadas-por-exploracao-do-trabalho-escravo.htm


Nenhum comentário: