quarta-feira, 19 de junho de 2013

Menino de um ano e meio morre com suspeita de meningite no HFM

fonte: site ururau.com.br

Este é o segundo caso suspeito da doença em uma semana em Campos
 Carlos Grevi

Este é o segundo caso suspeito da doença em uma semana em Campos

Uma criança com cerca de um ano e quatro meses morreu na madrugada desta terça-feira (18/06) com suspeita de meningite no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade. Segundo informações assessoria, Murilo Ferreira Nachard deu entrada em estado gravíssimo na tarde dessa segunda-feira (17/06) ficou internado por 12 horas e morreu durante a madrugada.
Existe a suspeita que a causa da morte do menino é meningite causada por uma bactéria. A assessoria informou ainda que o Setor de Epidemiologia do município já foi notificado. A criança é da localidade de Campo Novo.
O diretor de Vigilância e Saúde de Campos, Charbell Kury, visitou a escola onde o menino frequentava. Ele disse que de forma preventiva as 80 crianças e 20 funcionários da creche serão medicados, além de familiares de parentes próximo também receberão o remédio.
“Vamos fazer uma quimioprofilaxia para eliminar a bactéria. O medicamento tem efeito imediato, enquanto a vacina leva em média 14 dias para fazer efeito. Encaminhamos amostra do material recolhido para o Lacen, que é o maior laboratório do estado e o resultado sai em no máximo 15 dias. Inicialmente já constatamos ‘gran negativo’, provavelmente um meningococo ou hemófilus", falou.
Segundo a diretora da creche municipal onde o Murilo estudava, Vânia Rodriguez, o menino tinha contato direto com 14 crianças do berçário, na mesma faixa etária.
“As aulas foram suspensas hoje e amanhã. Ele estudava regularmente em horário integral, mas na quinta-feira passada saiu mais cedo por volta de meio dia porque estava com febre. Entrei em contato com a mãe dele ontem e só então tive a informação de que o menino estava internado”, disse.
No último dia 11 a pequena Nicolle Manhães, de apenas nove anos, morreu com suspeita de meningite também no HFM. A menina chegou a ficar internada por dois dias na unidade com morte cerebral.
 

Nenhum comentário: