sábado, 29 de junho de 2013

Avanço na medicina: Miguel Nicolélis apresenta projeto Andar de Novo neste sábado



O neurocientista brasileiro Miguel Nicolélis participa de uma coletiva de imprensa neste sábado (29), às 15h, no Centro Aberto de Mídia (Forte de Copacabana – Rio de Janeiro), para apresentação de seu projeto “Andar de Novo”, que fará com que um jovem brasileiro paraplégico seja capaz de dar o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.  



O Cientista Miguel Nicolelis (à direita) observa macaco caminhando em esteira durante experimento (Foto: Reprodução/TV Globo)

O projeto utilizará um exoesqueleto controlado por estímulos cerebrais, centro da pesquisa de Nicolélis, que procura integrar a interface cérebro-máquinas para uso clínico em reabilitação motora, por meio de neuropróteses.

O resultado da pesquisa, única no mundo, é fruto de um trabalho de 15 anos que atualmente envolve 170 pesquisadores em vários países. A mais recente conquista dos pesquisadores foi a conexão dos cérebros de dois ratos — um deles no Brasil e o outro fora do país — usando a internet. Foi a primeira interface cérebro-cérebro já feita e a criação do conceito de brainet, espécie de “internet cerebral”. O estudo, realizado na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e no Instituto de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, foi publicado na revista Scientific Reports.

O Prof. Dr. Miguel Nicolélis recebe o apoio da FINEP – Agência Brasileira de Inovação, ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de financiamentos ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Lá, são realizadas em parceria com o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Serviço:
Coletiva com o cientista Miguel Nicolélis
Dia: Sábado (29), às 15h
Local: Centro Aberto de Mídia - Forte de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ. 


Nenhum comentário: