terça-feira, 11 de junho de 2013

Congresso da CTB-RJ debate teses e elege nova diretoria


A CTB Rio de Janeiro promoveu, entre os dias 07, 08 e 09 de junho, seu 3º Congresso Estadual, que além de eleger a nova diretoria da entidade, debateu as teses do Congresso Nacional, que acontece nos dias 22 e 24 de agosto, em SP.


 
3º Congresso da CTB-RJ elege nova diretoria.
Durante três dias os delegados e delegadas particparam de mesas que abordaram conjuntura nacional, internacional e o papel desempenhado pela CTB em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Acompanharam a atividade os dirigentes nacionais da CTB Vilson Luiz, secretário de Finanças; João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais; Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais; e Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia, que fez questão de levar seu apoio à atividade carioca.

No terceiro dia do Congresso Estadual, as atividades começaram com uma intervenção do secretário adjunto de Relações Internacionais da central, que discursou sobre o sindicalismo ao redor do mundo.

Em sua fala, João Batista defendeu a internacionalização da luta dos trabalhadores. “É preciso globalizar as reivindicações, globalizar os interesses das classes”, afirmou o secretário que citou o exemplo do Encontro Sindical Nuestra América (Esna), que discute a integração dos trabalhadores na América Latina. Para ele, as entidades do continente devem conter o avanço das forças contrárias aos trabalhadores.

Por fim, Batista destacou que a CTB, em cinco anos, desenvolveu um papel protagonista no continente participando ativamente do Esna.

Após o discurso de abertura das atividades os delegados presentes no congresso votaram proposições para mudanças no Estatuto. As propostas aprovadas foram a escolha de um presidente para o Conselho Fiscal. A ampliação da Diretoria Executiva de 13 para 17 membros criando novas secretarias como a Defesa do Meio Ambiente, Discriminação Racial, Saúde e Segurança do Trabalho e dos Servidores e Trabalhadores Públicos.

Outro ponto aprovado foi a ampliação da Diretoria Plena de 47 para 63 membros trazendo novas secretarias adjuntas, além de criar as seguintes coordenações regionais: Norte e Noroeste Fluminense, Sul Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos e Leste Fluminense.

Nova Diretoria


A votação da nova gestão da CTB-RJ ocorreu com tranqüilidade com a eleição de uma chapa unitária presidida por Ronaldo Leite. Em seu discurso o novo presidente destacou os desafios que serão enfrentados nos próximos anos. "Este é o momento de expandir a luta para todo estado. Precisamos fortalecer o sindicalismo classita para construir um país novo", disse.

Durante o evento foi recebida com tristeza a informação do falecimento do companheiro Lúcio Fraguito Esteves, diretor financeiro do Sindicato Nacional dos Moedeiros. Em sua homenagem, os presentes dedicaram um minuto de silêncio.

Fonte: Portal CTB

Nenhum comentário: