sexta-feira, 26 de abril de 2013

Carlin participa do lançamento da primeira locomotiva nacional

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), participou na quarta-feira (24) da cerimônia de lançamento da primeira locomotiva de carga de grande porte com produção nacional. Produzida por um fábrica da GE Transportation na cidade, a locomotiva AC44 foi montada com 63% dos componentes nacionais, superando a marca de 60% exigida pelo governo federal para que o produto seja considerado nacional.


O processo de nacionalização implementado pela empresa foi lançado em 2008 com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes disso, todas as peças eram importadas dos EUA. Nos últimos anos, a empresa investiu mais de US$ 35 milhões na expansão da fábrica e na implantação do projeto. Atualmente, aproximadamente três mil peças são produzidas nos cerca 50 fornecedores da companhia no Brasil, a metade delas empresas mineiras.

Quando o ex-presidente vvislumbrou a expansão da produção nacional do setor ferroviário, seu objetivo era transformar o Brasil em um “grande exportador mundial”, reforçando a necessidade de novos investimentos em infraestrutura no país. "É necessário dar ao Brasil a oportunidade de escoar sua produção com a facilidade que um país, que quer se transformar em uma grande Nação, precisa ter", defendeu Lula em 2008.

Passados cinco anos desde o lançamento do projeto, o plano foi cumprido e até o final de 2013 serão entregues na fábrica de Contagem duas máquinas por mês. Atualmente a produção nacional do setor tornou-se capaz, inclusive, de exportar produtos. Estima-se que a nacionalização também envolveu a criação de aproximadamente 1,1 mil postos de trabalho diretos e indiretos, além da capacitação de engenheiros para que atuem no mercado ferroviário.

Carlin Moura destacou a importância do modelo AC44 e dos novos projetos de expansão da empresa. “A nacionalização preenche lacunas em segmentos estratégicos na indústria nacional. A GE Transportation é fundamental para a incorporação de novas tecnologias e o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor ferroviário”, frisou.

Segundo o presidente da GE Transportation, Guilherme Mello, "a parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduz novas tecnologias na cadeia nacional e ajuda a transformar o país em um polo de produção no segmento ferroviário. Se feito por estradas de ferro, o transporte de carga para longas distâncias é mais barato, possui maior eficiência energética e polui menos o meio ambiente".

Com informações da Prefeitura de Contagem

Nenhum comentário: