sábado, 20 de abril de 2013

Ato da Rede Municipal demonstra a força da insatisfação da categoria! NO RIO RESISTÊNCIA! E EM CAMPOS?


Veja os próximos passos da luta!

Centenas de profissionais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino participaram, neste dia 18/04, do Ato em frente à Prefeitura - uma das maiores manifestações dos últimos tempos contra a política educacional implementada pela SME. A despeito da forte demonstração de insatisfação da categoria, a secretária Claudia Costin  manteve a atitude intransigente de não receber uma comissão de representantes para a abertura de um diálogo com os profissionais da Educação. Mais uma vez, a secretária demonstra sua postura autoritária, que não abre espaço para manifestações contrárias às suas decisões. Esta é a Escola cidadã da prefeitura? Até quando o prefeito vai referendar essa postura, se recusando, igualmente, a receber o sindicato e fechando os portões de um prédio público a uma manifestação pacífica de seus servidores?
Este Ato foi o início de uma reação que a prefeitura não esperava! Vamos intensificar a nossa mobilização para que o próximo Ato tenha, ainda, mais pessoas presentes e, portanto, mais força. A SME precisa saber que está lidando com pessoas inteligentes, conhecedoras de seus direitos e do seu papel na sociedade!

Em assembléia realizada no Instituto de Educação, a categoria decidiu:
- realizar uma nova paralisação no dia 22 de maio, com novo Ato em frente à Prefeitura para intensificar a pressão por uma audiência com o prefeito.
- buscar apoio na Comissão de Educação da Câmara dos vereadores para pressionar a abertura de diálogo por parte da prefeitura.
- Prorrogar o plebiscito para que todos tenham oportunidade de votar.
- Agregar um maior número de profissionais na reação contra as arbitrariedades que estamos sofrendo.
A Regional 6 vai insistir que o SEPE cumpra a decisão tomada na Assembleia do dia 6/04, em Campo Grande, de se colocar matéria paga na mídia para envolver toda a sociedade carioca nesta luta.

Claudia Costin se compromete a receber comissão de Escola do Amanhã, da Cidade de Deus.
Durante o Ato promovido pelo SEPE, neste dia 18, responsáveis do CIEP da Cidade de Deus, cuja direção pediu exoneração, conseguiram entrar no prédio da prefeitura, com a ajuda do vereador Brizola Neto, depois de algumas tentativas negadas, e marcar uma audiência da secretária Claudia Costin com uma comissão de professores, direção e responsáveis da unidade.
O CIEP é uma das Escolas do Amanhã da prefeitura e, ao contrário do que diz a versão da SME, sua equipe de direção pediu exoneração por não concordar com o fim do horário integral, determinado pela secretaria, numa escola onde a comunidade é carente de tudo e precisa que seus filhos tenham um atendimento ampliado e diferenciado.
De acordo com a ordem da SME, o turno único deve acabar às 14h30 e não mais às 16h30 como era anteriormente. A despeito do projeto apresentado pela direção do CIEP, com ações planejadas para os 600 alunos da escola, até às 16h30, a SME se manteve na postura autoritária de não voltar atrás na decisão de, na prática, acabar com o horário integral.
Muitos responsáveis foram ao Ato do SEPE, em protesto contra a política meritocrática e de desmonte promovida pela SME, e manifestaram sua indignação pela rejeição ao projeto da direção do CIEP, o que acabou provocando o pedido de exoneração da equipe. Esta direção tem um trabalho sério realizado na região, muito respeitado e valorizado por toda a comunidade, comunidade essa que não quer abrir mão desse trabalho.
A audiência foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, às 10h.
Parabéns à comunidade pela disposição de luta!

Aconteceu no Ato da Rede Municipal:
VEREADOR É AMEAÇADO DE RECEBER VOZ DE PRISÃO POR QUERER ENTRAR NO PRÉDIO DA PREFEITURA!!!!
O autoritarismo deste governo se expressa no cotidiano de suas ações. Durante o Ato realizado pela categoria, em frente à Prefeitura, todos os portões foram fechados, impedindo a entrada e a saída das pessoas. Diante da insistência do vereador Brizola Neto em entrar no prédio, acompanhado de alguns responsáveis de alunos da rede, este chegou a ser ameaçado de receber voz de prisão! Pasmem! Um vereador receber voz de prisão por querer entrar no prédio da Prefeitura!! A situação é bizarra! É própria de quem confunde o público com o privado e com o particular. Não havia nada no Ato que justificasse essa postura ostensiva. Por que a Prefeitura teme abrir as portas aos seus servidores?

Vejam as deliberações da Assembleia da Rede Estadual, do dia 18/04
A Assembleia da Rede Estadual, realizada no dia 18/04, teve, mais uma vez, a presença de centenas de profissionais que votaram as seguintes deliberações:
- nova paralisação no dia 8 de maio, com Assembleia às 10h e posterior Ato em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado.
- ato de desagravo ao SEPE, na ABI, no dia 03/05, às 18h, com a presença de entidades convidadas do movimento civil, contra os ataques do governo ao sindicato.
- a partir do dia 24/04, vigília diária na SEEDUC para pressionar por uma audiência de abertura de negociações com o secretário Wilson Risolia.
- caravana de vários Núcleos do estado em direção ao Rio, no dia 16 de maio, para protestar contra a política educacional do governo.
- conselho deliberativo da rede a ser realizado no dia 04/05.

Nenhum comentário: