sábado, 28 de abril de 2012

Censo 2010: aumenta percentual de quem tem nível superior


No entanto, 50% da população de 10 anos ou mais não têm Ensino Fundamental

Publicado:27/04/12 - 12h22
Atualizado:27/04/12 - 12h22
RIO - O Censo 2010 do IBGE divulgado nesta sexta-feira também traz dados sobre educação. Um dos destaques é que o percentual de pessoas que têm nível superior completo passou de 4,4% (2000) para 7,9% (2010). No entanto, o país ainda carrega o número de 50% da população de 10 anos ou mais sem ter completado sequer o Ensino Fundamental. O Censo aponta ainda que 996 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos (3,3%)estão fora da escola.
Em pior situação, vem o Amazonas, com 8,8% de crianças e jovens nessa faixa fora da escola, seguido de Roraima (8,3%) e Acre (8,2%). O melhor percentual está em Santa Catarina (2,2%). No percentual de pessoas com pelo menos Ensino Médio completo na população de 25 anos ou mais, as desigualdades regionais também aparecem. Enquanto o Distrito Federal tem 55,4%, Piauí e Alagoas tiveram os piores resultados (24,5% e 25%, respectivamente). A média do país, nesse quesito, foi de 35,8%.
O Distrito Federal é a unidade da federação com o mais alto nível de instrução. Em 2010, registrou o menor percentual de pessoas sem instrução ou com o fundamental incompleto (34,9%) e o maior de pessoas com pelo menos o superior completo (17,6%). Em seguida, vieram São Paulo, com 41,9% e 11,7%, e Rio de Janeiro, com 41,5% e 10,9%, respectivamente.
No mesmo ano, a rede pública de ensino atendia a 78,1% das pessoas que frequentavam escola ou creche no país. Este percentual foi mais elevado na Região Norte (86,0%), e no Nordeste (80,5%). Em seguida, vieram Centro-Oeste (74,9%), Sudeste (75,1%) e Sul (77,7%). Entre as unidades da Federação, o percentual variou de 61,4% no Distrito Federal a 90,3%, no Acre.

Educação como causa

http://www.ufrrj.br/portal/modulo/comum/images/Top_top.jpg

“O dia de hoje, para mim, será inesquecível. Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante, como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da Educação”. Com essas palavras, o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agradecia  em julho do ano passado os títulos de Doutor “Honoris Causa” concedidos, em ordem de tempo, pela Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade de Pernambuco.
 
Alguns dos termos usados por Lula nesta sessão solene, patrocinada pelas três instituições de educação superior pernambucanas, já haviam ecoado em nosso Cine Gustavo Dutra, quando discursou como patrono de formatura do curso de Agronomia no ano de 1995, reafirmando a sua crença no potencial da Educação como instrumento para a prática da liberdade, como ensina o eterno mestre e professor Paulo Freire.
 
No mês de setembro de 2011, ao ser a décima sétima personalidade a receber o título de Doutor “Honoris Causa” em toda a história do Institut d’Etudes Politiques de Paris, fundado em 1871, Lula agradeceu considerando que “esta recompensa, mais do que um sinal de reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que durante os últimos oito anos fez de forma pacífica e democrática uma verdadeira revolução econômica e social” .
 
Esses três instantes citados são características marcantes que fizeram com que a solicitação da concessão do título honorífico de Doutor “Honoris Causa”, feita pela Profa. Vera Maria Rocha Rebelo Pinto, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), hoje aposentada, tenha sido aprovada por unanimidade na 141ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário da UFRRJ, do dia 28 de fevereiro de 2005, conforme deliberação nº 13 daquele mesmo dia.
 
Outras instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal da Bahia (UFBa), além da Universidade de Coimbra, em Portugal, já prestaram igual homenagem ao ex-Presidente da República do Brasil. Nesta última, fundada em 1290, Lula reafirmaria: “Acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, um reconhecimento às causas que o Brasil tem patrocinado internacionalmente e à nossa presença cooperativa no mundo”.
 Esse é o cenário, sob o qual o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, abre suas portas na manhã da próxima sexta-feira, 4 de abril, para que o conjunto de instituições públicas de educação superior localizadas no Estado do Rio de Janeiro – formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – acompanhem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na entrega de seus respectivos títulos de Doutor “Honoris Causa” ao ilustre cidadão brasileiro que, eleito e reeleito, recolocou a Educação na pauta da Presidência da República. Postado em: 27/04/2012 às 14:46

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campos, o paraíso!

Geral

Reclamações de falta de remédios na rede pública municipal continuam

Dulcides Netto
As reclamações sobre a falta de remédios na Farmácia Municipal e em postos de saúde da Prefeitura de Campos têm se tornando rotineiras. O desempregado Marilton Gomes, 44 anos, que mora na Estância da Penha, disse que, há 45 dias, não consegue pegar na Farmácia Municipal, da secretaria de Saúde, os medicamentos Rivotril e Dipirona Sódica, usados para o controle da insônia e dor, respectivamente. Segundo ele, a informação no órgão é de que os medicamentos estariam em falta e sem previsão de fornecimento.

— É um absurdo. Sabemos que a Prefeitura tem dinheiro, pois podemos ver pelo Carnaval fora de época, que vai acontecer neste final de semana. A única informação que temos é que a aquisição de novos remédios está em processo de licitação, só que desde janeiro. Estou sendo obrigado a comprar os medicamentos. Faço uso do Rivotril duas vezes por dia e uma caixa com 30 comprimidos custa, em média, R$ 12,50. Já a Dipirona consegui com um amigo e, por enquanto, não estou tendo que comprar — disse. 

No final do mês passado, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram até à Farmácia Municipal em busca de medicamentos voltaram para as casas de mãos vazias. Há 15 dias, a Associação dos Crônicos Renais e Transplantados do Norte e Noroeste do Estado do Rio, que tem mais de 500 associados, denunciou que, pelo menos dez medicamentos, não estariam sendo distribuídos há vários meses pela secretaria de Saúde. Problema parecido enfrentaram os idosos do Clube da 3ª Idade, do Parque Tamandaré, que, há duas semanas, relataram a falta de Omeprazol, AAS e Atenolol na instituição.

Ontem, em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que novo empenho para aquisição de medicamentos foi assinado no último dia 25 e as empresas já foram acionadas para a entrega do material, que começou a ser feita nesta quinta-feira (26). A informação é da diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da secretaria de Saúde, Bruna Araújo. Ela informou também, que no caso do senhor Marilton Gomes, ele pode obter na Farmácia Municipal, ao invés de Diporona Sódica, o Paracetamol, pois são medicamentos da mesma classe terapêutica. Já o Rivotril tem previsão de entrega para a próxima semana.

Lula: Reconhecimento e vencendo preconceitos

Lula receberá título de doutor honoris causa de universidades do Rio de Janeiro

Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 20:45
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, na próxima semana, o título de doutor honoris causa das quatro universidades federais do Rio de Janeiro. As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Fluminense (UFF) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entregarão o título em cerimônia no Teatro João Caetano, na capital carioca.

O ministro Aloizio Mercadante comemorou a iniciativa das instituições. “O MEC se sente honrado pelo reconhecimento do presidente Lula por parte das universidades federais do Rio de Janeiro. Lula foi, seguramente, o presidente que mais fez pela educação do país, em especial pelo ensino superior”. Na gestão do ex-presidente, foram criadas 14 universidades federais e 126 novos câmpus universitários. Programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), voltados ao acesso ao ensino superior, foram ampliados ou tiveram suas regras reformuladas com o objetivo de ampliar as condições de ingresso nesse nível de ensino.

Assessoria de Comunicação Social

segunda-feira, 23 de abril de 2012

História Geral da África: Importante para compreendermos nossa história

O estudo da história da África é importante para compreendermos a caminhada da raça humana na Terra e a história do Brasil.




África Antiga

África desde 1935

África do século VII ao XI

África do século XII ao XVI

África do século XVIII a década de 1880

África do século XVII ao século XVIII

África sob domínio colonial de 1880 a 1935

Metodologia e Pré-História da África

sábado, 21 de abril de 2012

Não era os royaltes do petróleo! Professor explica 'Ovni'

Professor explica que 'Ovni' é um pedaço de foguete lançado em 1985

Ascom / Carlos Grevi
Fato acontece exatamente quando Campos sedia evento internacional
Fato acontece exatamente quando Campos sedia evento internacional
mais menos
Na noite desta sexta-feira (20/04), um objeto brilhante foi visto rasgando o céu da Planície Goitacá e mexeu com o imaginário de muitos campistas, chamando a atenção de quem olhava para o céu por volta da 0h. O inusitado evento rapidamente foi parar entre os assuntos mais comentados da Internet, e, segundo o que as testemunhas publicaram nas redes sociais, o bólido também pode ser visto na capital e também em algumas cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

Coincidência ou não, horas após a aparição deste objeto voador não identificado (ovni), especialistas convidados de diversos países estavam em Campos, no Campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), reunidos no 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica na cidade de Campos, organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e pela Prefeitura de Campos, analisando e ensinado, entre outros assuntos, como observar meteoritos no céu.


Neste sábado (21/04), último dia do evento, o assunto foi bastante comentado, haja vista que, em 2010, uma ocorrência semelhante aconteceu na região com a queda de um meteorito, medindo 11 cm de comprimento, no município de Varre-Sai.

Na opinião do professor Marcelo Oliveira, presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, a “bola de fogo” que foi avistada nos céu de Campos nesta sexta-feira nada mais foi que a reentrada de pedaços de um foguete norte-americano que foi lançado em 1985. 

“Imaginem só: o foguete foi lançado em 1985 pela Nasa e seus pedaços caem em 2012, no Brasil. Provavelmente, os destroços repousam agora no oceano e não há risco nenhum. Sei que o mesmo objeto visto aqui foi visto em Belo Horizonte e desconfio que até na Bahia ele foi avistado. Uma agradável surpresa para todos nós no fechamento de nosso encontro”, declarou o professor, ressaltando que, durante o encontro diversos acordos internacionais foram fechados e ele garantiu que os amantes da astronomia terão, em breve, muitas novidades.
Ururau

Campos não está preparado: Ensino fundamental será responsabilidade dos municípios

A cidade de 2 bilhões de reais, não está preparada para receber este montante de estudante. Faltou investimento por parte da prefeitura nas escolas, a nova politica salarial de arrocho implantada pela atual administração, bem como, a não renovação do concurso público de 2008 tem deixado as salas de aula sem professor. O que está ruim vai ficar pior!

Ensino fundamental será responsabilidade dos municípios

Mario Sérgio (fmanha)

A superintendente de Planejamento e Integração das Redes de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Ana Paula Velasco, anunciou, na última quarta-feira, que todo o primeiro segmento do ensino fundamental terá que ser municipalizado até 2015. Para o Sindicato Estadual de Profissionais de Educação (Sepe), este processo não é bem visto.

De acordo com a coordenadora geral do órgão, Graciete Santana, o ensino fundamental, atualmente, está sendo desvalorizado. “O ensino já não está bom em todo o estado. Em relação ao primeiro segmento, o governo está o tratando com uma bola de “ping-pong”. A municipalização é algo que o Sepe não concorda. Em Campos, muitas escolas municipalizadas foram fechadas, como uma em Morro do Coco”, contou.

O objetivo de municipalizar as escolas, que atendem o 1º ao 9º ano, está na Lei Federal de Diretrizes e Bases 9.394/96. O texto delimita que o ensino fundamental é de competência dos municípios, e o ensino médio, dos estados.

Segundo Ana Paula, há 24 anos o Rio está engajado para realizar a meta e, por isso, ocupa o segundo melhor índice de municipalização do Brasil, perdendo, apenas, para o estado do Ceará. “Municipalizar significa transmitir toda a responsabilidade educacional desse setor aos municípios, deixando que o estado fortaleça o setor educacional do ensino médio. Nosso maior desafio é fazer com que todos os municípios tenham estrutura física e financeira suficiente, para atender essa demanda”, explicou a representante do Executivo, que ressaltou que, caso o município não esteja preparado, poderá contar com apoio do Governo.

A equipe da Folha procurou a Secretaria Municipal de Educação de Campos para saber como está o processo no município, quantas escolas foram municipalizadas até agora e quantas ainda faltam, porém a assessoria da pasta informou que essas questões são de levantamento e não teriam tempo hábil para responder até o fechamento da edição.

Jandira Feghali garante apoio a Odete Rocha em Campos

Política

 
Luciana Portinho

Do alto de seu quinto mandato de deputada federal, Jandira Feghali (PC do B) em sua visita a Campos, nesta quinta-feira, garantiu irrestrito apoio do partido à pré-candidatura da Professora Odete, nas próximas eleições. A deputada que foi a relatora de uma das leis mais populares, a Lei Maria da Penha, deixou claro que o partido, em Campos, trabalha com a perspectiva de levar para o segundo turno a eleição para prefeito.

De antemão, a parlamentar sabe do favoritismo da prefeita Rosinha Garotinho (PR) à sua reeleição, fato que em nada abala a disposição na construção de um cenário de alianças no segundo turno do pleito majoritário.  Como ela frisou, “Vamos para a disputa eleitoral sabendo que em Campos o cenário político está confuso. E não vamos abrir mão de aparecer com cara própria, com um projeto do partido para a cidade. É nosso papel fazer a cidade enxergar a possibilidade de alternativa. Campos está dentro da faixa de prioridade para o PC do B. Na região norte fluminense, tem destaque. Vamos investir com muita força na eleição da professora Odete. A possibilidade de coligação com o Partido Verde é cada vez maior, formaríamos uma chapa forte tanto na majoritária  como também na proporcional. Sabemos que eleição só se ganha na eleição”, disse Jandira Feghali.