sábado, 28 de abril de 2012

Educação como causa

http://www.ufrrj.br/portal/modulo/comum/images/Top_top.jpg

“O dia de hoje, para mim, será inesquecível. Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante, como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da Educação”. Com essas palavras, o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agradecia  em julho do ano passado os títulos de Doutor “Honoris Causa” concedidos, em ordem de tempo, pela Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade de Pernambuco.
 
Alguns dos termos usados por Lula nesta sessão solene, patrocinada pelas três instituições de educação superior pernambucanas, já haviam ecoado em nosso Cine Gustavo Dutra, quando discursou como patrono de formatura do curso de Agronomia no ano de 1995, reafirmando a sua crença no potencial da Educação como instrumento para a prática da liberdade, como ensina o eterno mestre e professor Paulo Freire.
 
No mês de setembro de 2011, ao ser a décima sétima personalidade a receber o título de Doutor “Honoris Causa” em toda a história do Institut d’Etudes Politiques de Paris, fundado em 1871, Lula agradeceu considerando que “esta recompensa, mais do que um sinal de reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que durante os últimos oito anos fez de forma pacífica e democrática uma verdadeira revolução econômica e social” .
 
Esses três instantes citados são características marcantes que fizeram com que a solicitação da concessão do título honorífico de Doutor “Honoris Causa”, feita pela Profa. Vera Maria Rocha Rebelo Pinto, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), hoje aposentada, tenha sido aprovada por unanimidade na 141ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário da UFRRJ, do dia 28 de fevereiro de 2005, conforme deliberação nº 13 daquele mesmo dia.
 
Outras instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal da Bahia (UFBa), além da Universidade de Coimbra, em Portugal, já prestaram igual homenagem ao ex-Presidente da República do Brasil. Nesta última, fundada em 1290, Lula reafirmaria: “Acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, um reconhecimento às causas que o Brasil tem patrocinado internacionalmente e à nossa presença cooperativa no mundo”.
 Esse é o cenário, sob o qual o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, abre suas portas na manhã da próxima sexta-feira, 4 de abril, para que o conjunto de instituições públicas de educação superior localizadas no Estado do Rio de Janeiro – formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – acompanhem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na entrega de seus respectivos títulos de Doutor “Honoris Causa” ao ilustre cidadão brasileiro que, eleito e reeleito, recolocou a Educação na pauta da Presidência da República. Postado em: 27/04/2012 às 14:46

Nenhum comentário: