sábado, 21 de abril de 2012

Não era os royaltes do petróleo! Professor explica 'Ovni'

Professor explica que 'Ovni' é um pedaço de foguete lançado em 1985

Ascom / Carlos Grevi
Fato acontece exatamente quando Campos sedia evento internacional
Fato acontece exatamente quando Campos sedia evento internacional
mais menos
Na noite desta sexta-feira (20/04), um objeto brilhante foi visto rasgando o céu da Planície Goitacá e mexeu com o imaginário de muitos campistas, chamando a atenção de quem olhava para o céu por volta da 0h. O inusitado evento rapidamente foi parar entre os assuntos mais comentados da Internet, e, segundo o que as testemunhas publicaram nas redes sociais, o bólido também pode ser visto na capital e também em algumas cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

Coincidência ou não, horas após a aparição deste objeto voador não identificado (ovni), especialistas convidados de diversos países estavam em Campos, no Campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), reunidos no 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica na cidade de Campos, organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e pela Prefeitura de Campos, analisando e ensinado, entre outros assuntos, como observar meteoritos no céu.


Neste sábado (21/04), último dia do evento, o assunto foi bastante comentado, haja vista que, em 2010, uma ocorrência semelhante aconteceu na região com a queda de um meteorito, medindo 11 cm de comprimento, no município de Varre-Sai.

Na opinião do professor Marcelo Oliveira, presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, a “bola de fogo” que foi avistada nos céu de Campos nesta sexta-feira nada mais foi que a reentrada de pedaços de um foguete norte-americano que foi lançado em 1985. 

“Imaginem só: o foguete foi lançado em 1985 pela Nasa e seus pedaços caem em 2012, no Brasil. Provavelmente, os destroços repousam agora no oceano e não há risco nenhum. Sei que o mesmo objeto visto aqui foi visto em Belo Horizonte e desconfio que até na Bahia ele foi avistado. Uma agradável surpresa para todos nós no fechamento de nosso encontro”, declarou o professor, ressaltando que, durante o encontro diversos acordos internacionais foram fechados e ele garantiu que os amantes da astronomia terão, em breve, muitas novidades.
Ururau

Nenhum comentário: