sábado, 7 de abril de 2012

Violência em Campos

A falta de um projeto de desenvolvimento, aliado a falta de investimento social faz com que violência dispare.


Violência não dá trégua em Campos: Abril registra um homicídio por dia


Três homicídios foram registrados em Campos em menos de 24 horas, marcando o início do feriado da Semana Santa. Todos os crimes foramn praticados na área de Guarus, elevando para 58 o número de vítimas no ano e seis só este mês, um assassinato a cada dia. Os crimes foram registrados entre a noite de quinta-feira e a tarde desta sexta-feira, nos bairros Parque Eldorado e Cidade Luz.

Em plena luz do dia, por volta das 13h, o motoboy Walace Douglas Souza Novaes, de 25 anos, foi executado a tiros na rua Rio Grande do sul, no Cidade Luz. De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma moto passaram em frente a um bar e um deles dis-parou contra a vítima.  O resgate do Corpo de Bombeiros chegou a ser chamado, mas Walace, que mora há um ano no bairro, já estava sem vida.

Já por volta das 22h de quinta-feira, na rua João França Barreto, César Augusto Ferreira Silva Urbano Lima, 18 anos, foi baleado por dois homens que estariam em uma motocicleta. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu aos ferimentos.

No mesmo bairro, Douglas dos Santos Bernardo, 20 anos, estava na rua 25, quadra “H”, por volta de 1h30, quando foi alvo de disparos de armas de fogo. Segundo a polícia, a vítima foi baleada por dois homens em uma moto de cor vermelha com placa não identificada. Douglas teria sido socorrido pelos familiares, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. No local, mais uma vez imperou a lei do silêncio e ninguém informou nada à polícia que pudesse ajudar a elucidar o crime. Por isso o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar em Campos (BPM), tenente-coronel Lúcio Flávio Baracho, fez um apelo.

— É muito importante que a população ajude na elucidação dos crimes com a denúncia anônima, mas isso não vem acontecendo em Campos. Para se ter uma ideia, em 2012 o disque denúncia, não foi usado nem uma vez para dar informações de crimes contra a vida, ao contrário do ano passado quando conseguimos êxito em casos, graças ao apoio da população. O 190 não têm bina e quem ligar não precisa se identificar. Até mesmo os parentes das vítimas que quiserem falar sobre os crimes sem se identificar pode fazer uso dessa importante ferramenta de combate ao crime— falou o Tenente Coronel Lúcio Flávio Baracho, que informou ainda que: “Estamos realizando constantes operações na área de Guarus e sempre apreendendo drogas, por isso em um dos casos trabalhamos com a possibilidade de ter sido por envolvimento com o tráfico de drogas e o outro ainda está sendo investigado. Estamos levantando dados e trabalhando em cima de nomes recorrentes de outros crimes, para auxiliar no trabalho da Polícia Civil e Ministério Publico”, encerrou o comandante do Batalhão de Campos.

Caixas eletrônicos furtados no Shopping Estrada

Thiago Macedo
Dois caixas eletrônicos, instalados dentro de uma cabine do banco Itaú, na rodoviária Shopping Estrada, foram arrombados durante a madrugada deste sábado. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu depois das 2h, porém só foram acionados após as 10h. No mês passado, outros caixas também foram alvos de bandidos.
Ainda de acordo com a PM, os arrombadores teriam feito vários furos e arrancado o pedaço de uma chapa. Até o fechamento desta edição, não foi divulgado se havia dinheiro nos equipamentos e nenhum suspeito foi detido. A PM informou ainda que foi comunicada horas depois do crime, por um transeunte que teria avistado os caixas arrombados, então uma viatura seguiu para o local e constatou o fato.
No final de março, um caixa eletrônico foi mira de tentativa de assalto na avenida Sete de Setembro, crime mais comum nas capitais. Dentro da agência a polícia observou que o penúltimo caixa eletrônico estava coberto por uma lona. Foram encontrados duas máscaras, dois cilindros de gás, um maçarico, duas chaves de fenda e dois pés-de-cabra. Nenhuma quantia em dinheiro foi levada. O material foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado ao Instituto Médico Legal para ser periciado.
Não é a primeira vez que caixas eletrônicos do banco Itaú sofrem arrombamentos. Na manhã do dia 28 de março, uma tentativa de roubo a um equipamento da mesma agência bancária, no distrito de Goitacazes, na Baixada Fluminense, também foi registrada.
Já no dia 19 do mês passado, três homens foram detidos como suspeitos de tentarem assaltar a agência bancária da Caixa Econômica Federal na rua Marechal Teodoro, na Pelinca, em Campos. Eles também estariam envolvidos nos outros assaltos à Caixa das últimas semanas.
De acordo com informações do registro de ocorrência da 134ª Delegacia de Polícia, os três homens teriam cortado os fios do circuito interno interligado ao alarme e às câmeras de segurança, arrombaram a porta de entrada e quebraram o vidro do interior da agência.
Com os suspeitos, foram apreendidos um pé de cabra, um maçarico e dois cilindros de gás. Nenhuma quantia chegou a ser levada da agência bancária.

Nenhum comentário: