sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Uma questão de soberania

A FIFA não pensa apenas no lucro fácil e na rapinagem do dinheiro público, também faz serviço sujo para o neoliberalismo quando  diz que as regras da entidade envolve suprimir direitos conquistados pelos povos, não exigiu saúde pública de qualidade ou educação de qualidade, quem sabe, respeito as leis trabalhistas, não quer suprimir direitos. Eles sabem que meia entrada, direito dos idosos numa Copa do Mundo em um país como o Brasil seria um "péssimo" exemplo. Temos que ficar atentos!!! Temos que resistir!!!

Queremos a Copa!!!!
Queremos desenvolvimento econômico e social!!!!!!!!!

Estados e cidades discutem leis para a Copa do Mundo de 2014

Representantes estaduais e municipais das 12 sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014 se reúnem nesta quinta-feira (6) no Rio de Janeiro para discutir legislações locais para o evento, que será realizado no Brasil.

O objetivo do encontro é debater, junto com advogados da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do comitê organizador do evento, parâmetros para a elaboração de leis envolvendo temas como publicidade nas ruas, meia-entrada para jogos e venda de bebida alcoólica no interior dos estádios.

Segundo o diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Trade, seria importante que tanto as leis locais quanto a Lei Geral, de caráter federal, fossem aprovadas o quanto antes. “É importante que a gente consiga a aprovação até o final do ano para que a gente possa trabalhar planejando, com tranquilidade, com as sedes”, disse.

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que participou da abertura do encontro, os estados e municípios, ao elaborarem suas leis, precisam cumprir o que foi acertado com a Fifa, quando eles decidiram participar da Copa de 2014.

“Todos nós assinamos contrato com a Fifa. Mas isso não significa que não se possa debater ou discutir [mudanças], mas cumprir o contrato é fundamental para um evento dessas proporções”, disse.

Entre as exigências da Fifa, que deverão ser analisadas pelos estados e municípios, está a autorização da venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, durante a Copa, já que uma marca de cervejas é patrocinadora do evento. Em locais como a cidade do Rio, a venda de bebidas alcoólicas é proibida tanto no interior quanto no entorno das arenas esportivas em dias de jogos.

A meia-entrada para algumas categorias de espectadores, como os idosos e estudantes, também deverá ser discutida pelos representantes dos governos locais, uma vez que cada estado tem uma lei específica para isso. A Fifa é contra a proposta.

Preparação de estádios segue acelerada

Trade disse hoje também que a construção e a reforma de estádios para o evento estão em ritmo acelerado.

“Estamos muito tranquilos com relação ao andamento [das obras] dos estádios. Tanto que a Fifa confirmou que vai anunciar no dia 20 de outubro a tabela de jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Isso dá tranquilidade para que possamos trabalhar já sabendo o que temos pela frente”, destacou.

Segundo ele, mesmo os estádios de Curitiba e Porto Alegre, que estão enfrentando problemas de financiamento, não preocupam o comitê organizador, já que são arenas que precisam apenas de pequenas intervenções.

“São obras só de reforma pequena dos estádios. Não é como os estádios de Recife e de São Paulo, que saíram do nada e estão indo muito bem, ou como o Maracanã, que tem uma obra enorme pela frente”, comparou Trade.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: